Carreira

Banco Central tem estágio de pós graduação com vagas em fintechs e moedas digitais

total são 14 vagas, das quais 10 abrem espaço par amachine learning e big data.

O Departamento de Estudos e Pesquisas (Depep) do Banco Central do Brasil oferece 14 vagas de estágio no Programa de Estágio de Pós-Graduação em Pesquisa (PEPP).

Com duração de seis meses, renovável por até dois anos, o estágio tem como objetivo proporcionar a participação em pesquisas em desenvolvimento ou a serem desenvolvidas pelo BC. Candidatos(as) devem estar cursando mestrado ou doutorado e desejarem combinar o espírito científico e inovador da academia com o foco em questões da Agenda de Pesquisa BC 2021-2024. Pessoas com temas de dissertação ou tese relacionados aos tópicos das áreas de atuação do BC terão preferência.

 As candidaturas devem mencionar sua ordem de preferência entre as linhas de pesquisa descritas a seguir:

  • linha 1 – Modelos Heterogeneous Agent New Keynesian (HANK) (3 vagas);
  • linha 2 – Avaliação de políticas públicas, educação e inclusão financeira, economia bancária e crédito. (8 vagas);
  • linha 3 – Fintechs, moedas digitais e efeitos socioambientais e climáticos na economia e na estabilidade financeira. (2 vagas); e
  • linha 4 – Mercado de trabalho e finanças, com foco na interação entre posicionamento de mercado, exposição a risco e choques cambiais utilizando dados em painel (1 vaga).

Nas linhas de pesquisa 2 e 3, há possibilidade de aplicação de métodos de machine learning, big data e georreferenciamento.

Requisitos:


  • Cursar mestrado ou doutorado (a partir do 2º semestre) nas áreas de Economia, Finanças, Administração Pública, Estatística, Ciência da Computação, Ciência de Dados ou Engenharia. Excepcionalmente serão avaliadas outras áreas.
  • Conhecer substancialmente pelo menos uma linguagem de programação e pacotes estatísticos, a exemplo de Julia, Matlab, Python, R, SQL, Stata.
  • Ter ótimo nível de leitura e escrita em inglês.
  • Excelência acadêmica.
  • Interessar-se em participar de atividades como programação e otimização de programas, elaboração de base de dados, construção, estimação e análise de modelos, elaboração de revisão de literatura, auxílio na definição da metodologia, colaboração na preparação e revisão de artigos em português e em inglês.

 Informações práticas:

  • Carga horária do estágio: 30 horas semanais (6 horas diárias).
  • Duração: de 6 a 24 meses, renovada semestralmente, condicionada ao término do curso de pós-graduação.
  • Valor da bolsa: R$1.665,22.
  • Benefícios: auxílio-transporte.
  • Local: o estágio poderá ser realizado tanto na forma remota como na presencial, a depender das necessidades do trabalho. Por exemplo, a manipulação de algumas bases de dados será feita obrigatoriamente no modo presencial no edifício-sede do BC (Brasília), ou em uma das nove regionais (Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Será designado para cada estagiário(a) um orientador de estágio, que definirá os projetos de pesquisas a serem executados e a forma de trabalho.

 Veja o que é preciso para se inscrever:

  1. histórico escolar;
  2. CV que demonstre atendimento aos requisitos;
  3. indicação da ordenação de preferências das linhas de pesquisa;
  4. carta de recomendação do(a) orientador(a) (opcional);
  5. projeto de pesquisa da tese ou dissertação (opcional).
  • Acessar o link: www.superestagios.com.bropen_in_new e se inscrever utilizando o número da vaga correspondente ao local onde irá realizar as eventuais atividades presenciais:

1.204766 – Belém;
2.204772 – Belo Horizonte;
3.204773 – Brasília;
4.204767 – Curitiba;
5.204768 – Fortaleza;
6.204769 – Porto Alegre;
7.204771 – Recife;
8.204774 – Rio de Janeiro;
9.204770 – Salvador;
10.204775 – São Paulo.

  • Preencher e enviar um questionário com informações complementares, que será encaminhado por e-mail em até 10 dias após o envio das informações solicitadas acima pelo(a) candidato(a).

Botão Voltar ao topo