Brasil ganha destaque em geração de empregos de IA, big data e nuvem
Relatório da GlobalData admite que houve demissões notáveis na TI, mas diz que IA generativa impulsiona busca por especialistas no mundo.
O Brasil ganhou destaque no relatório do trabalho global do segundo trimestre de 2024, divulgado pela GlobalData. Isso porque o país, junto com Índia e China, registrou uma tendência de ofertas de emprego entre abril e junho.
Nuvem, inteligência artificial (IA), big data, segurança cibernética e comércio eletrônico são impulsionadores de contratações, mas Inteligência Artificial Generativa ganhou prioridade, revela o Job Analytics Database da GlobalData, uma empresa líder em dados e análise.
“As empresas procuraram pessoas com experiência em plataformas de hardware de ML, soluções de IA, testes de robótica inteligente e recursos de IA. A GenAI registrou um aumento significativo na procura de talentos desde abril de 2023. A GenAI tem lugar em aplicações para produtos e serviços da próxima geração em todos os setores”, afirma o analista de negócios da GlobalData, Sherla Sriprada.
Os serviços de colocation e os aplicativos verticais específicos e empacotados foram as principais habilidades tecnológicas com tendência, com alto crescimento anual em ofertas de emprego. O conhecimento das plataformas de IA seguiu sendo a competência mais procurada pelas empresas durante o segundo trimestre deste ano.
“Mesmo com as demissões notáveis em empresas de TI, houve uma resiliência do mercado global de trabalho, com aumento de ofertas de emprego. A crescente procura de competências em IA, computação em nuvem e segurança cibernética sinaliza um forte movimento em direção à transformação digital”, completa Sherla Sriprada.