Carreira

Cadê os talentos em open source? Eles sumiram do mercado…

Uma pesquisa global da Linux Foundation e da edX sustenta que as empresas estão relatando grandes dificuldades para encontrar talentos suficientes, sobretudo com habilidades em código aberto. O levantamento ouviu 200 gerentes técnicos de contratação e 750 profissionais de código aberto de regiões ao redor do mundo, incluindo a América do Sul.

O relatório aponta que faltam profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicativos nativos em nuvem e habilidades operacionais, liderando a lista de 46% dos gerentes de contratação. As habilidades de tecnologia de nuvem e contêiner ultrapassaram o Linux pela primeira vez na história do relatório.

A pesquisa também mostra que o DevOps “se torna o método padrão para desenvolver software”. De acordo com a pesquisa, praticamente todos os profissionais de código aberto (88%) relataram usar práticas DevOps em seu trabalho, um aumento de 50% em relação a três anos atrás.

A grande maioria dos gerentes (92%) relatou um aumento de solicitações de oportunidades de treinamento enviadas aos seus empregadores. Os empregadores também relatam que priorizam investimentos em treinamento para preencher lacunas de competências, com 58% usando essa tática; em comparação, 29% contratam consultores externos para fechar suas lacunas de habilidades.

Os gerentes estão priorizando as contratações de talentos certificados (88%), com uma porcentagem semelhante de gerentes dispostos a pagar para que os funcionários obtenham as certificações, adiciona o relatório.


Botão Voltar ao topo