Empresas de TI de Santa Catarina estão com mais de 700 vagas
Segundo o Relatório Setorial de TIC 2019 da Brasscom sobram vagas e falta mão de obra na tecnologia, a perspectiva é que até 2024 o setor deva demandar 420 mil novos profissionais. Em 2018 o segmento tech empregou mais de 1 milhão de pessoas e gerou mais de 43 mil novos empregos no Brasil. Do total de empregos gerados, 28 mil são dos subsetores de Software e Serviços, segmento que, segundo o relatório, possui maior potencial de crescimento para os próximos anos.
O relatório apurou também que a oferta de profissionais capacitados é de apenas 42 mil por ano. “Atualmente as empresas de tecnologia já estão competindo pelos melhores profissionais, por isso muitas dessas organizações acabam investindo em ferramentas para reterem talentos, engajarem times e até mesmo proporcionar capacitação para aqueles que ainda não estão qualificados. Há muita oportunidade para ser explorada”, comenta Bruno Rodrigues, CEO da GoGood, empresa que promove inovação no RH através da saúde corporativa.
Em Santa Catarina, um dos principais polos de inovação do país, o setor já representa 5,6% do PIB. O estado emprega mais de 47 mil pessoas e conta com mais de 16 mil empreendedores de tecnologia, segundo dados do Observatório ACATE – panorama 2018. Mesmo em Santa catarina, onde o capital humano é destaque no estado — como mostrou o último Índice Cidades Empreendedoras (ICE), da Endeavor — falta mão de obra e sobram vagas.
“A causa dessa carência de mão de obra é a falta de profissionais qualificados para assumirem os cargos disponíveis. Para resolver esse problema de maneira eficiente só tem uma saída: investir em qualificação”, comenta Eduardo Varela, CEO da Codenation, startup que desenvolve programas de capacitação para pessoas que já estão na área de tecnologia ou têm interesse em migrar para este segmento.
A startup Nift, primeira plataforma de entrevistas de emprego por chatbot do Brasil e acelerada pelo Darwin Startups, criou um mapa que reúne as vagas abertas em empresas de tecnologia de Blumenau, Florianópolis e Joinville. Os usuários podem acompanhar as oportunidades neste link.