Carreira

Governo de SP e startup abrem 50 mil bolsas de estudo gratuitas para cursos de programação

As inscrições para 50 mil bolsas de estudo em cursos online gratuitos na área de Tecnologia da Informação vão até o dia 08 de julho. A iniciativa une a startup Digital Innovation One e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. O programa SP Tech possui quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. As aulas têm duração de 80 horas e permitem uma progressão para outros conteúdos mais avançados ofertados pela startup. As inscrições prosseguem até esta quarta-feira (08-07) no site do Via Rápida.

Podem se inscrever candidatos com idades a partir de 16 anos, alfabetizados e residentes no estado de São Paulo. Caso o número de cadastrados seja superior ao de vagas, os interessados desempregados, com baixa renda e com deficiência terão prioridade na seleção. A convocação será por e-mail. A previsão de início das aulas é 15 de julho.

Para receber o certificado, o aluno deve completar a carga horária total do curso virtual e atingir 7,5 de média nas avaliações. No caso das aulas de aprofundamento, podem se inscrever aqueles que e tenham concluído, pelo menos, um dos cursos introdutórios de TI.

“Acreditamos na transformação socioeconômica através das oportunidades de trabalho geradas pela evolução da tecnologia. E o SPTech traduz na prática esse propósito e nos inspira a integrar o programa e suportar a formação conjunta de talentos em desenvolvimento de software conectados com as necessidades do mercado”, destaca Iglá Generoso, CEO da Digital Innovation One.

Além do Estado de São Paulo a startup tem parcerias educacionais com mais de 200 instituições de ensino, cidades, ONGs e institutos. As atividades visam democratizar o acesso ao conhecimento e as oportunidades de trabalho a mais de 200 mil desenvolvedores de software do país.


“O SPTech além de oferecer aos estudantes a possibilidade de fazer cursos na área de tecnologia também auxilia na inserção ao mercado de trabalho no setor de TI. Essa é uma iniciativa muito próspera em prol da formação e colocação dos nossos jovens e traduz a nossa missão que é gerar oportunidades”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Os cursos da Digital Innovation One são criados sempre alinhados com as oportunidades de grandes empresas parcerias, como Banco Carrefour, Carrefour, Impulso e GFT, que estão em busca de talentos para suas equipes de tecnologia. Além da teoria e exercícios nas principais tecnologias exigidas pelo mercado, os estudantes também aprendem com desafios práticos de codificação e de construção de projetos de software. As empresas parcerias tem acesso em tempo real aos melhores talentos, que podem receber ofertas de emprego.

Botão Voltar ao topo