Carreira

Huawei investe para capacitar mão de obra em 5G e cibersegurança no Brasil

A Huawei está capacitando profissionais para 5G e cibersegurança no Brasil e no Mobile World Congress 2022, que acontece até o dia 04 de março, em Barcelona, anunciou dois novos acordos com instituições de ensino. O primeiro deles com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) para a formação de 5000 profissionais até 2023, sendo 2000 deles até o final deste ano em 5G. O segundo acordo foi firmado com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) para a formação de 120 profissionais em cibersegurança ainda neste semestre com foco de atenção nos provedores Internet.

A empresa também lançou, em parceria com a Softex, dois whitepapers – um sobre inteligência artificial e outro sobre Desenvolvimento de Talentos Pan-indústria 5G+. O primeiro white paper revela o potencial da Inteligência Artificial para impactar a economia positivamente ao integrar-se a 5G, Big Data, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem e outros campos para acelerar o desenvolvimento da transformação digital, o I.A. Whitepaper foi idealizado para ajudar o Brasil a seguir a tendência das principais economias do mundo e adotar a I.A. como estratégia dominante.

Estudos mostram que a Inteligência Artificial pode ampliar a lacuna entre os países e a atual divisão digital. Os países líderes em I.A. podem obter um adicional de 20% a 25% dos benefícios econômicos líquidos, enquanto os países em desenvolvimento só podem receber de 5% a 15%, de acordo com o documento. Para diminuir a divisão digital com os principais países do mundo, o Brasil deve desenvolver rapidamente suas capacidades de I.A..

Entre as indústrias prioritárias para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no país listadas no Whitepaper, estão: o setor financeiro, com aplicações de automação, inteligência e inovação; a área da saúde, com soluções que melhoram a precisão do diagnóstico a aliviam a distribuição desigual de recursos médicos no Brasil; o campo do transporte, com aplicações inteligentes para resolver o congestionamento do tráfego e melhorar a ciência da distruibuição; a mineração brasileira, com soluções para manter a alta competitividade do setor no mundo; e o agronegócio, com medidas para realizar a agricultura de precisão.


Já o Whitepaper de Desenvolvimento de Talentos Pan-indústria 5G+ analisa os desafios, apresenta soluções e sugestões para a quinta geração da tecnologia móvel, e propõe estratégias educacionais e de treinamento eficazes, principalmente com relação à aplicação técnica e à maturidade de competências da formação de talentos em 5G para as operadoras e respectivas instituições de formação.

O documento ainda apresenta diretrizes de competência operacional e organizacional, a arquitetura de competências, as principais funções por habilidades, o roteiro de transformação de talentos e orientações sobre o cultivo de talentos digitais e em 5G necessários às operadoras e aos setores correspondentes. Esse processo chama atenção para as tendências dinâmicas das operadoras e dos setores no nível organizacional e faz um estudo das práticas das principais operadoras e empresas.

“Ajudar a impulsionar a transformação digital e promover o crescimento da economia brasileira é uma das principais missões da Huawei. Estamos no Brasil há 24 anos e seguiremos atuando na construção da infraestrutura necessária para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no país”, afirma Mr. Sunbaocheng, CEO da Huawei Brasil. “Para isso, é fundamental a capacitação e o treinamento de talentos em I.A. e 5G. Parceira do Brasil, a Huawei já treinou mais de 36 mil alunos nos últimos cinco anos, e temos a expectativa de superar essa marca e capacitar mais 40 mil nos próximos cinco”, completa.

 

Botão Voltar ao topo