Carreira

Huawei vai capacitar 70 mil professores do ensino médio de Minas Gerais

A Huawei vai capacitar 70 mil professores da rede estadual de Minas Gerais. A companhia firmou dois Memorandos de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) com a Secretaria de Educação do Governo do Estado de Minas Gerais para o desenvolvimento conjunto de ações de capacitação em TIC nas escolas e faculdades do estado e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF), voltado para a rede federal.

O primeiro MoU foi assinado por Wesley Wang, Presidente de Enterprise Business Group da Huawei, e pelo Superintendente da Escola de Formação de Minas Gerais, Weynner Lopes Rodrigues. “O estado de Minas Gerais é o primeiro do Brasil no qual a Huawei ICT Academy ultrapassa os muros da universidade para habilitar professores de ensino médio para que possam impactar alunos, melhorando a qualidade de ensino no Brasil”, disse Victor Montenegro, Gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil.

“Essa parceria com a Huawei representa mais oportunidades para o nosso corpo docente. Esses cursos vêm para somar a formação do professor como um todo”, pontuou o Superintendente da Escola de Formação de Minas Gerais, Weynner Lopes Rodrigues. “O projeto inicial visa disponibilizar os cursos em nosso ambiente virtual de aprendizagem, o que permitirá a formação de nossos professores, tornando-os educadores capacitados para atuarem na formação de nossos estudantes que vão para o mercado de trabalho”, explicou.

O segundo memorando, assinado também pelo executivo da Huawei e por Maria Leopoldina Veras Camelo, Presidente do CONIF e Reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, também pretende fomentar o treinamento de professores, mas para toda a rede de institutos federais. “Estamos falando de um conselho que reúne mais de 40 instituições federais de ensino no Brasil, que visa promover o ensino tecnológico e contribuir com políticas públicas de educação. Uma parceria como essa vem para elevar o patamar da Huawei ICT Academy”, complementa Montenegro.

Para o CONIF, a iniciativa está de acordo com seu propósito. De acordo com Maria Leopoldina, “nós precisamos estar antenados com o mundo do trabalho. Você tem um público muito jovem que tem como expectativa ter uma formação diretamente relacionada com o mercado de trabalho”. O MoU ainda prevê uma plataforma para treinamento dos professores, servidores e alunos da rede de institutos federais, que poderão utilizá-la quando quiserem. “A assinatura deste MoU vem exatamente para expandir ações que já existem em algumas das nossas instituições. A ideia é que toda a rede federal possa desfrutar dessa oportunidade”, completa Camelo.


 

Botão Voltar ao topo