Carreira

IBM prevê substituir 8 mil empregos por inteligência artificial (IA)

A IBM vai interromper a contratação de novos profissionais, pois calcula que cerca de 7,8 mil empregos poderão ser substituídos por sistemas de Inteligência Artificial (IA) nos próximos cinco anos, segundo afirmou o CEO Arvind Krishna à Bloomberg News nesta segunda, 2/5.

A contratação especificamente para funções de back-office, como recursos humanos, será suspensa ou retardada. O impacto, segundo a CEO da IBM, pode envolver 30% das funções não voltadas para o cliente que podem ser substituídas por IA e automações em cinco anos. Como são 26 mil postos nessa área, a projeção alcança os mencionados 7,8 mil empregos.

Ou seja, tarefas de RH, como documentar mudanças de funcionários para diferentes departamentos e escrever cartas de verificação de emprego, provavelmente estarão entre as primeiras transferidas para a IA, disse Krishna à Bloomberg. O comentário vem em um momento em que a IA capturou a imaginação de pessoas em todo o mundo após o lançamento do chatbot viral da OpenAI, ChatGPT, que é apoiado pela Microsoft, em novembro do ano passado.

Botão Voltar ao topo