Carreira

Itaú terá batalha de computação quântica open source em dezembro

O Itaú Unibanco anunciou o seu primeiro hackathon de computação quântica. As inscrições para participar do desafio, que será aberto ao público, iniciarão no fim de novembro. A edição é uma adaptação da Batalha de Dados, tradicional hackathon promovido pelo banco, e será gratuita, 100% remota e aberta para qualquer pessoa do Brasil interessada em se inscrever.

A ideia do evento é atrair estudantes de final de graduação ou que já estejam cursando a pós-graduação em cursos de disciplinas como Ciência e Engenharia da Computação, Física e áreas relacionadas. Ao final, a equipe vencedora receberá uma premiação que contempla um kit com aparelhos eletrônicos e sessões de mentoria personalizadas com especialistas no tema do Itaú.

Além de ser a primeira edição da Batalha de Dados do Itaú direcionada para a temática de computação quântica, trata-se de uma iniciativa pioneira no território nacional. “Estamos vivendo a revolução da inteligência artificial. A computação quântica, somada à IA, tem potencial para trazer um impacto inestimável. Quanto antes conseguirmos usufruir em larga escala desse novo marco tecnológico, alcançaremos novos patamares no que diz respeito à eficiência e novas experiências customizadas para os clientes”, afirma Moisés Nascimento, Chief Technology Officer no Itaú Unibanco.

Antes do hackathon, será realizada uma etapa prévia ao longo de novembro, com a realização de quatro workshops com a temática de computação quântica, em que serão equalizados os conhecimentos de otimização, introdução à computação quântica e algoritmos quânticos variacionais que serão explorados, além de execução em hardware quântico real. Para fomentar o conhecimento em computação quântica no mercado brasileiro, as oficinas conceituais também serão gravadas e ficarão disponíveis gratuitamente no canal do Itaú dentro da plataforma Meetup.

Ao final destes workshops, que não possuem uma quantidade limite de pessoas, será aplicada uma prova de conhecimentos para selecionar os 50 participantes da primeira Batalha de Quantum do Itaú. O desafio será organizado de maneira open source, ou seja, serão disponibilizados códigos relacionados a dados públicos para a comunidade brasileira que utiliza computação quântica poder desenvolver.


O desafio do hackathon foi construído em parceria com a área de recomendação de investimentos do Itaú, com um case de aplicação da tecnologia no problema de otimização de portfólio, utilizado na recomendação de carteiras de investimento, de modo a auxiliar as instituições financeiras a resolver problemas relacionados à essa operação de maneira ainda mais eficiente.

“O Itaú já é pioneiro na temática de computação quântica no mercado financeiro do Brasil. Estamos estudando e trabalhando em casos de uso para essa tecnologia desde 2019. Ao enxergarmos o potencial que ela possui, queremos agora fomentar o seu uso de forma mais abrangente. Neste contexto, essa edição da Batalha de Dados possui um viés muito forte de educação, para estimular as os profissionais passem a pensar cada vez mais em possibilidades de uso da computação quântica para solucionar problemas reais”, completa Moisés. 

SERVIÇO 

Batalha de Quantum Itaú 2023 

Tema:  Computação quântica aplicada à otimização de portfólio 

Formato: 100% remoto 

Data dos workshops:

27, 28, 29 e 30 de novembro 

Programação dos workshops:

27 de novembro, das 18h30 às 20h: introdução à otimização 

28 de novembro, das 18h30 às 20h: introdução à computação quântica 

29 de novembro, das 18h30 às 20h: algoritmos quânticos híbridos 

30 de novembro, das 18h30 às 20h: hardwares quânticos 

Data da batalha: 15 e 17 de dezembro 

Quem pode se inscrever:

qualquer pessoa, com foco em estudantes de final de graduação de pós-graduação, em cursos de disciplinas como Ciência e Engenharia da Computação, Física e áreas relacionadas 

Inscrições: 

interessados podem se cadastrar para receberem informações sobre as inscrições neste link 

Premiação: kit com aparelhos eletrônicos e sessões de mentoria personalizadas com especialistas no tema do Itaú 

Botão Voltar ao topo