Mercado Livre abre 240 vagas para garotas aprenderem tecnologia
O Mercado Livre abriu as inscrições para mais uma turma do Conectadas, seu programa gratuito que promove uma imersão digital de meninas em temas de tecnologia. Ao todo, são 240 vagas para meninas entre 16 e 18 anos de todo o Brasil.
As inscrições, que seguem até o dia 11 de agosto, podem ser realizadas por meio de um formulário digital e não há necessidade de conhecimento prévio na área. Meninas de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares têm prioridade e o programa espera ter pelo menos 50% de jovens pretas, pardas e indígenas, além de estimular a participação de jovens mulheres trans e travestis.
Realizada em parceria com a {reprograma}, uma iniciativa de impacto social com foco em ensinar programação para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Conectadas já permitiu que mais de 2.589 jovens mergulhassem no universo da tecnologia.
Esse programa busca aproximar meninas do ecossistema tecnológico e fornecer ferramentas e autoconfiança para que elas criem soluções inovadoras para os desafios que identificam nas suas comunidades, tudo isso por meio da educação, um poderoso vetor de transformação social que ainda impulsiona a diversidade, inclusão e a equidade.
Implementado desde 2021 no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru, o Conectadas oferece uma imersão digital que totaliza 54 horas. Ao longo de 16 encontros 100% online, são abordados conteúdos de transformação digital, economia 4.0, sustentabilidade, design da experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de projetos e negócios digitais, marketing digital e introdução a HTML e CSS.
Em 2023, o Conectadas pretende atingir 1.300 meninas em seis países. No Brasil, 150 vagas já foram abertas somente no primeiro semestre. Uma das novidades da edição deste ano é a oferta de algumas bolsas de estudo para o projeto de formação mais longo em um dos cursos de programação de 18 semanas desenvolvido pela {reprograma}.