Carreira

Mulheres ocupam apenas 9% dos cargos de CEO em TI

Embora as mulheres representem 39% da força de trabalho global e venham desempenhado empregos que exigem habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, por décadas, elas representam apenas 25% da força de trabalho nessas áreas em todo o mundo e apenas 9% dos CEOs de empresas de TI. Os dados são do relatório Unlocking Women’s Leadership Through STEM Skills Programmes, do Boston Consulting Group, em parceria com o Fórum das Mulheres para a Economia e Sociedade.

A pesquisa, desenvolvida pelo BCG com aproximadamente 10.000 mulheres e homens, em 12 países do G20, integrantes e não integrantes das áreas de STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática), mostrou que a grande maioria das mulheres está ansiosa para adquirir novas habilidades que possam ajudá-las a progredir em suas carreiras.

No entanto, quase metade das entrevistadas disse que enfrenta obstáculos sobre diversidade de gênero onde trabalham – o dobro do número de participantes em cargos não-STEM. Os especialistas também descobriram que as mulheres em STEM têm limitações em todo o seu local de trabalho, incluindo as etapas de recrutamento, retenção, promoção e comprometimento da liderança.

Botão Voltar ao topo