Nexa e AWS vão capacitar gratuitamente 100 mil novos talentos em computação em nuvem
A Nexa, mineradora de zinco, e a Amazon Web Services (AWS) lançaram o programa Talento na Nuvem, que irá capacitar 100 mil pessoas em fundamentos de computação em nuvem no Brasil e no Peru até 2025. O programa terá cursos oferecidos de forma gratuita e virtual, por meio de empresas parceiras especializadas em capacitação tecnológica – DIO e Proz Educação, no Brasil, e Ubits, no Peru.
O Talento na Nuvem terá duas trilhas de aprendizagem: o Descubra a Nuvem AWS, fase de introdução aos fundamentos da nuvem, e o Talento Cloud Pro, curso que avança em outras habilidades, como a programação e habilidades socioemocionais. As inscrições para os dois cursos podem ser feitas neste link. O Descubra a Nuvem AWS é uma formação de cinco horas de duração sobre os conceitos básicos da computação em nuvem e sobre as soluções oferecidas pela AWS de forma simples, rápida e com certificado para quem concluir a trilha.
Após o curso Descubra a Nuvem AWS, 3 mil pessoas serão selecionadas para o curso profissional Talento Cloud Pro, com conteúdo de introdução à programação, habilidades socioemocionais, o curso AWS Cloud Practitioner, que apresenta os conceitos, serviços e terminologia da nuvem AWS, e capacitação no uso do Amazon CodeWhisperer, ferramenta de programação da AWS baseada em inteligência artifical que ajuda a melhorar a produtividade dos desenvolvedores.
Com 300 horas de carga horária distribuídas em quatro meses, a capacitação terá início no dia 31 de julho, e será conduzida pela Proz Educação, no Brasil. Após formados, os estudantes receberão vouchers gratuitos para realizarem o exame de certificação AWS Cloud Practitioner, primeiro nível de certificação da AWS.
Entre as habilidades socioemocionais desenvolvidas no Talento Cloud Pro estão pensamento analítico, resiliência, e curiosidade, acompanhada da consciência da necessidade de estar constantemente aprendendo. Essas estão entre as principais competências não técnicas mais valorizadas pelos empregadores, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial O Futuro do Trabalho 2023, que entrevistou empresas de 45 países.
Para participar da seleção para o Talento Cloud Pro, os estudantes devem ter concluído ou estarem cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública, deverão fazer uma prova de lógica e enviar um vídeo de até cinco minutos apresentando-se e compartilhando suas motivações para fazer o curso. Terão prioridade na seleção candidatas mulheres, e pessoas das comunidades negra e LGBTQIA+. Após a conclusão do curso profissional, os formandos serão conectados a empresas do ecossistema da Nexa e da AWS que tenham vagas abertas com esse perfil.
O Talento na Nuvem será implementado também no Peru, como parte das iniciativas de treinamentos massivos da AWS para ajudar a reduzir a escassez de profissionais habilitados a trabalhar com a nuvem na América Latina, onde a empresa já capacitou mais de 1,2 milhão de pessoas em habilidades de nuvem desde 2017, sendo mais de 500 mil apenas no Brasil.