Profissionais multiskills ficam raros e caros no Rio de Janeiro
A 14ª edição da Pesquisa de Recursos Humanos do Setor de TI, feita pelo TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática), apontou, dentre outros dados, que a dificuldade de encontrar talentos para o preenchimento de vagas na área de TI tem feito as empresas apostarem na captação de talentos internamente através de estagiários e profissionais mais juniores.
As empresas também revelaram uma grande dificuldade para encontrar profissionais de TI qualificados para o cargo de sênior e profissionais multiskills. A retenção de talentos foi um dos maiores desafios enfrentados em 2018. Ainda de acordo com a pesquisa, 43% dos analistas de sistemas ficam cerca de 5 a 10 anos numa mesma empresa.
Quando analisado todos os colaboradores, independente do cargo, esse número cai para 20%. Participaram do levantamento, em sua maioria, empresas de desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, de 11 a 99 colaboradores, localizadas no Estado do Rio de Janeiro. A aquisição da pesquisa pode ser feita a partir do e-mail [email protected]