Profissional do futuro simplesmente não existe
Enganou-se quem entrou para assistir à palestra “Profissões do Futuro”, realizada no Ciab 2018, achando que sairia dali sabendo em qual profissional investir – ou que rumos dar para a carreira. A futurista Lala Deheinzelin, criadora do movimento “Crie Futuros”, colocou uma pulga atrás da orelha de cada pessoa na plateia ao dizer que o profissional do futuro – ou a profissão do futuro – simplesmente não existe.
“Não é mais possível pensar em uma profissão ou em um profissional”, afirmou. “Teremos de pensar em células, cada uma com sua capacidade. O conjunto de skills é que dará conta do recado”, seguiu a futurista. Na visão dela, o mercado conta hoje com recursos e pessoas para fazer do mundo tudo o que se possa sonhar. “É preciso deixar a competitividade de lado e mergulhar na colaboração, todos seuindo em uma mesma direção.”
Lala observou que o mercado passa atualmente por uma fase de transição, que assusta e deixa em situação instável, mas que antecede uma etapa melhor.
Independentemente da especialização que se tem, no entanto, o profissional do futuro precisa gerar valor. E, para isso, tem de contar com algumas capacidades. Em primeiro lugar, ele deve entender o presente. “Ele precisa ter capacidade de percepção, da autopercepção, percepção organizacional e percepção do coletivo”, enumera. Uma vez entendido o presente, é necessário sintetizar e selecionar aquilo que interessa. “Em um mundo exponencial, é impossível analisar tudo. Temos que ter visão do todo, mas sem pânico. E identificar o que deve ser analisado de verdade.”
Por fim, o profissional precisa criar o futuro. E aqui não dá pra ser um futuro provável, pois, segundo Lala, se é provável, já existe e, portanto, não acontece. “Devemos criar futuros desejáveis. Aí sim teremos cenários possíveis”, assegura a futurista. Tudo isso, resume Lala, deve ser uma causa coletiva, em que se percebe e integra as necessidades comuns. “A vida é colaboração. É preciso desenvolver a capacidade de convergência”, diz. Se a todo esse entendimento se aliar a tecnologia, então se consegue chegar aos futuros desejados.