RECRUT.AI vai ao mercado captar mais R$ 10 milhões
A RECRUT.AI, especializada em recrutamento de pessoal com o uso da inteligência artificial, sediada na capital pernambucana, vai partir para a segunda rodada de investimentos com expectativa de captar R$ 10 milhões. A startup desenvolveu uma plataforma dedicada à contratação em grande volume, o chamado “volume hiring,” no Brasil.
Uma das características da plataforma é sua interface amigável, que simplifica o processo de inscrição em vagas, levando menos de um minuto para ser concluído. Essa abordagem elimina a necessidade de depender de bancos de currículos desatualizados.
A inteligência artificial da RECRUT.AI não só avalia o currículo de cada candidato, mas também identifica traços de personalidade e habilidades durante entrevistas virtuais. Isso permite que o departamento de Recursos Humanos da empresa contratante receba uma lista curta com os candidatos que mais se alinham com o perfil desejado, em vez de ter que analisar milhares de currículos.
O modelo permitiu que os processos seletivos de seus clientes registrassem um aumento médio de 186% no número de candidatos, uma vez que o processo de inscrição é simplificado e, como resultado, mais candidatos permanecem no processo de seleção. Além disso, todos os candidatos que não são selecionados recebem mensagens personalizadas, uma tarefa praticamente impossível de ser realizada em empresas que recebem grandes volumes de currículos. Isso fortalece a imagem da marca empregadora das empresas, resultando em uma experiência positiva para os candidatos.
A startup, que recebeu investimentos em uma rodada em 2021, concentra seus esforços no setor varejista, que enfrenta altos índices de rotatividade e custos associados às demissões. Em um dos casos de sucesso, o índice de rotatividade, conhecido como turnover, caiu de 100% em 12 meses para zero entre os funcionários de um de seus clientes. Além disso, o tempo necessário para a abertura de novas lojas foi reduzido drasticamente, passando de cerca de 45 dias para apenas sete.
A RECRUT.AI foi fundada por Patrick Gouy, Karol Branco e Eduardo Muniz, todos recifenses. A startup teve origem no Porto Digital da capital pernambucana e conta com a expertise de Bárbara Galvão, uma das maiores especialistas em diversidade e Head Global da área de diversidade na Uber, como conselheira estratégica. A startup foi eleita pelo segundo ano consecutivo a melhor HRTech do Brasil pela 100 Open Startups, uma das instituições mais influentes do país no cenário das startups.