Carreira

Sindpd lança streaming para formar 40 mil em TI

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do estado de SP (Sindpd) vai lançar, no próximo 15 de agosto, a plataforma Sindplay, um streaming voltado à qualificação de profissionais no setor que mais cresce no Brasil. Todos os associados do sindicato terão acesso gratuito à plataforma.

O Sindplay é um projeto de capacitação profissional que irá treinar profissionais de tecnologia através de uma plataforma online, possibilitando a formação de profissionais desde seus primeiros passos no mercado de trabalho até especializações de alto nível.

“Pesquisas do setor, publicadas em 2020, indicam que existem mais de 1,5 milhão de profissionais no setor macro de TI, sendo que há uma demanda crescente média de 159 mil profissionais por ano, enquanto antes eram formados apenas 53 mil novos profissionais”, justifica o Sindpd. 

“Todos os trabalhadores de TI filiados ao Sindpd terão acesso à plataforma de forma gratuita. Mas queremos ir além. Estamos trabalhando para que o Sindplay seja uma ferramenta de inclusão em um setor ainda pouco diverso”, avalia Antonio Neto, presidente do Sindpd.

A plataforma irá atuar na formação de profissionais em áreas como segurança da informação, desenvolvimento de software, desenvolvimento para a internet, administração de sistemas e redes, ciência de dados, inteligência artificial, gestão de projetos de TI, blockchain e tecnologias de moedas digitais.


Estão previstos também cursos voltados para a transição energética, as transformações do modelo ESG, diversidade no setor e os objetivos para o desenvolvimento sustentável, os chamados ODSs.

“Pensamos em algo realmente moderno e com a cara da nossa categoria. Assim como fomos pioneiros na conquista de direitos como a redução da jornada e a PLR, agora inovamos nos serviços oferecidos aos associados e ao setor de TI.”, comemora Emerson Morresi, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em TI (Feittinf) e idealizador do Sindplay. Entre os parceiros do projeto está a Academia Forense Digital (AFD).

Botão Voltar ao topo