São Paulo terá maratona de tecnologia em prol das mulheres
Uma maratona de programação com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicadas à saúde da mulher desde a infância até a terceira idade acontecerá em São Paulo nos dias 11 e 12 de março, no Clube Hebraica, em São Paulo.
O primeiro Women’s Health Tech Weekend terá 30 horas de duração, com talks e a Hackathon, para discutir e co-criar soluções para a saúde da mulher. A maratona colaborativa terá vagas abertas para a participação de 150 pessoas de diversas áreas, como empreendedores, web-designers, desenvolvedores de software, amparados por especialistas em user-experience, negócios, inovação, gênero e saúde.
O projeto nasceu da necessidade de um olhar mais direcionado para a saúde da mulher. “Boa parte das tecnologias de hoje em dia foram elaboradas por equipes majoritariamente masculinas. E, com isso, tipicamente não levam em conta necessidades específicas das mulheres”, observa Carine Roos, idealizadora da iniciativa UP[W]IT (Unlocking the Power of Women in Technology) e uma das idealizadoras do evento. “A diversidade nas equipes de engenharia e desenvolvimento de produtos é essencial para a criação de soluções tanto inovadoras quanto inclusivas”, resume.
Entre os temas abordados no evento estarão Corpo & Sexualidade, Saúde reprodutiva, Gravidez & Maternidade, Menopausa e Saúde Mental, mas haverá espaço para discussão e criação de tecnologias para a saúde feminina em outras áreas.Dentro do Clube Hebraica haverá infraestrutura, alimentação, área aberta e dinâmicas paralelas como rodas de empatia, yoga e diversão para crianças. Essa foi uma das preocupações das idealizadoras para que haja um espaço em que os filhos dos participantes possam estar com seus pais, tornando o ambiente mais inclusivo.
As mulheres normalmente são as responsáveis pela saúde da família. Nesse sentido, é necessário trazer a tecnologia para cuidar de quem cuida. “A nossa ideia é trazer inovações que amparem essas mulheres”, explica Andréa Soares, também idealizadora do evento. “A saúde e o bem-estar de crianças e idosos também é positivamente afetada por tecnologias que melhorem a qualidade de vida dessas mulheres”, conclui.Apesar do evento ter foco nas necessidades de saúde das mulheres, é bem-vinda a participação e o envolvimento de homens para a construção conjunta dessas soluções.
Serviço:
1º Women’s Health Tech Weekend
Data: 11 e 12 de março de 2017
Endereço: Rua Hungria, 1000 – Pinheiros (Próximo à estação Hebraica-Rebouças da CPTM)
Horário: Às 9h do dia 11/03 até as 18h do dia 12/03
Ingressos e inscrições: http://womenshackweekend.org/