Software tradicional em baixa. Novas habilidades em alta
O mercado de desenvolvimento de software mudou. De acordo com o Relatório Fast 50 da Freelancer.com, que mapeia o movimento trimestral das 50 categorias de empregos de maior crescimento e declínio, na plataforma Freelancer.com, que conta com mais de 30 milhões de usuários em todo o mundo e já proporcionou mais de 15 milhões de jobs até o momento, houve uma queda de 70,7%, com 9.212 empregos em 2018. Essa categoria de trabalho registrou mais de 31 mil de jobs em 2017.
A categoria App Designer também experimentou uma queda de 70,7%, para 2.531 postos de trabalho, em 2018. Da mesma forma, os trabalhos de desenvolvedor de aplicativos caíram 66,1%, para 6.070, no ano. Também houve queda nos trabalhos que envolvem software para carrinhos de compra online. Os Shopping Carts, sistemas de compras digitais normalmente usados por sites de comércio eletrônico para facilitar a compra pelos clientes, caíram 65,4%, para 5.845 jobs, uma queda acentuada em relação aos 16.800 empregos que a categoria desfrutava em 2017.
O estudo mostra também que Processamento de Pedidos, categoria de jobs que geralmente envolvem software relacionados à gestão de empacotamento e a entrega de produtos comprados online, caiu de 63,2% para 832 postos de trabalho em 2018. Mas há uma onda de novos empregos no comércio eletrônico, especialmente, na plataforma de e-commerce Shopify, incluindo os Templates Shopify, que coletivamente tiveram um volume crescente em 2018.
Os trabalhos do Shopify geralmente incluem outras habilidades como gerenciamento de inventário, edição de código HTML ou CSS e criação de códigos de desconto ou cupons, enquanto os trabalhos de Templates Shopify envolvem a criação de templates para lojas online na plataforma de comércio eletrônico do Shopify. Embora não esteja entre os 25 primeiros jobs que mais crescem em 2018, a categoria Shopify teve 21,7% de aumento, em 2018, com 13.177 trabalhos realizados na categoria. Como observado anteriormente, os jobs de Templates Shopify também viram um crescimento rápido durante o ano.
Machine Learning é outra área que está rapidamente se tornando uma habilidade dominante, observa o relatório da Freelancer.com. Essa área desempenha um papel central no desenvolvimento da Inteligência Artificial, reconhecendo automaticamente padrões complexos e tomando decisões inteligentes com base nos dados. Este ramo de estudo desenvolve algoritmos para computadores envolvendo comportamentos baseados em dados disponíveis. Os trabalhos de Machine Learning cresceram 71,7% em 2018, com mais de 7.400 na categoria.
A tecnologia Blockchain, envolvendo trabalhos que lidam com a distribuição do registro digital usado para lidar com criptomoedas, como o Bitcoin e outras aplicações em áreas como finanças, obteve um crescimento substancial em 2018. O estudo mostra que os jobs de Blockchain aumentaram em popularidade, tornando-se a segunda categoria de crescimento mais rápido durante o ano, subindo 300,8% em relação ao ano anterior. Em 2018, havia mais de 5.400 empregos na categoria, em comparação com apenas 1.361, em 2017.
Data Mining, prática e processo de decifrar e extrair padrões de dados, está se tornando uma ferramenta inestimável para um número cada vez maior de organizações que fazem negócios pela Internet e muitas vezes se valem de Machine Learning, que normalmente faz uso de um rico conjunto de dados, muitas vezes exaustivo, para treinar softwares e ajudar a “entender” novos comportamentos. Em 2018, os trabalhos de Data Mining tiveram um crescimento de 37,1%, com 11.243 postos de trabalho em 2018.