Carreira

Taking se reposiciona no mercado de TI

A Taking, consultoria brasileira especializada em aceleração digital com foco nos pilares de pessoas, processos e tecnologias, anuncia a atualização de sua identidade visual. Com tipografia e traços mais arredondados, a nova logomarca traduz os atributos da Taking, que incluem inovação, inclusão e diversidade com a integração dos pilares da aceleração digital.

Mais do que uma mudança de marca em si, o rebranding representa um importante viés de negócio. Ele foi desenhado para consolidar o processo de transformação pelo qual a Taking passou nos últimos anos. Em 2018, a consultoria desenhou uma estratégia agressiva que pavimentou sua jornada de empresa com atuação focada em pessoas (Talentos), onde é reconhecida pela competência e experiência em alocação e “hunting” de talentos de TI para atuar como protagonista da aceleração digital “end-to-end” dos seus clientes com um novo portfólio, que passou a incluir Montagem e Gestão de Squads, adoção e administração de ambientes em Nuvem, processos e mentalidade Ágil e uso dos Dados com Data Analytics.

Para isso, a empresa atraiu e incorporou profissionais experientes e reconhecidos, como Lourival Mendes, Luiz Afonso (“LAGA”), Tania Leal, Marcio Vitale, Renata Molina e Hermenegildo Cavalcanti,  executivos com ampla experiência em processos, gestão, pessoas e TI. Eles se juntaram a Marco Romero, CEO da Taking, para desenhar o novo portfólio baseado em melhores práticas de mercado e criar linhas de negócios (tribos), adotando novas tecnologias, parceiros e serviços.

Mendes, que ocupa o cargo de COO da Taking, explica que a nova estratégia levou a empresa a atuar em três pilares específicos: pessoas, processos e tecnologias. “Desta forma, conseguimos auxiliar os clientes desde o momento do desenho de seu plano de TI até a entrega de seus projetos”, detalha, lembrando que, para atender à demanda do mercado por serviços 360o, nos últimos dois anos a Taking adequou processos internamente, estruturou e capacitou sua área comercial, estabeleceu um departamento de marketing e, com isso, se posicionou como aceleradora digital capaz de atuar de ponta-a-ponta na estratégia dos clientes.

“A Taking se reestruturou, criou novas áreas e mudou o modelo de atuação, mas jamais perdeu a sua essência”, afirma Romero. “E é justamente esse foco no cliente, o senso de urgência e o nosso compromisso com a qualidade de entrega que nos permitiu avançar como parceiros de inovação”, avalia o executivo. Também, a atenção da Taking com as questões sociais e de sustentabilidade nunca saiu de pauta: “hoje, nossa agenda estratégica e nossos processos contemplam 70% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, orgulha-se LAGA, diretor e sócio da Taking. “Aplicamos dentro da própria Taking aquilo que sugerimos aos nossos clientes: as melhores práticas de inovação e digitalização aliadas ao compromisso com o desenvolvimento sustentável.”


Em paralelo, a Taking estabeleceu parcerias importantes com players como AWS e Microsoft. Ainda como parte de sua estratégia de crescimento, a consultoria investiu em suas operações no exterior: no segundo semestre de 2021, consolidou sua atuação no mercado norte-americano com a abertura de escritórios nos Estados Unidos.

Além disso, no início de 2022, a Taking anunciou a compra de participação societária no grupo InfoA2 Evolution, com investimento direto e indireto de R$ 15 milhões, consolidando sua presença e atuação no mercado de soluções Oracle Applications. Desta maneira, a empresa foi crescendo orgânica e inorganicamente. Nos últimos anos, viu sua receita saltar 300%, seus talentos de aproximadamente 180 pessoas para cerca de mil “Takers”, como são chamados seus colaboradores (incluindo o time absorvido com a compra da InfoA2), ampliando expressivamente a sua carteira de clientes.

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