TBNet: preparem-se para as novas necessidades do formato de trabalho híbrido
A volta ao trabalho nos escritórios exige um planejamento por parte da infraestrutura de TIC, uma vez que o modelo híbrido, conciliando o trabalho remoto e o presencial, chegou para ficar na rotina empresarial. Isso significa que a conectividade de qualidade em todos os lugares seguirá sendo uma prioridade para as empresas na relação com os seus profissionais. A TBNet, operadora de telecomunicações do grupo TecBan, aposta no LinkBooster, produto baseado na telefonia móvel, sem exigência de cabeamento, para fidelizar clientes de todos os portes.
“As videoconferências se tornaram realidade na pandemia e não vão perder a vez no mercado, assim como o home office seguirá como opção em muitas companhias. Isso implica ter uma rede de telecomunicações local preparada para suportar essa nova diversidade de tráfego”, exemplifica Sidney Santos, Superintendente de Infraestrutura, TI e Telecom na TecBan e TBNet. Nas empresas do grupo, por exemplo, há um piloto em andamento para simular o impacto do modelo híbrido na infraestrutura de TI e Telecom.
“No ano passado, foi feito um exercício muito rápido para que as pessoas deixassem o escritório e fossem para a casa por conta da pandemia. Agora, na retomada do trabalho, é preciso avaliar se a rede local está preparada para suportar o tráfego dessas aplicações surgidas com a digitalização. As videoconferências exigem muita capacidade de tráfego e exigirá uma rede mais robusta”, alerta o executivo.
O modelo híbrido exige ainda um reforço na camada de segurança, que no caso da TBNet vem da solução LinkBooster, que implementa uma rede privada entre o computador do funcionário e o data center da empresa, oferecendo um circuito estável de conexão e seguro por conta da criptografia. “Segurança é o grande desafio do mundo híbrido e tem de ser serviço básico das corporações”, adiciona o superintendente.
O consumo pessoal está no radar. Como usa dois chips 4G, contratados em duas operadoras de telecomunicações para se obter o melhor sinal possível, o serviço é considerado o ideal para profissionais liberais, exigentes de uma banda larga de qualidade para prestar seus serviços e residentes em áreas não atendidas pela banda larga tradicional.