Cloud

5G e multiclouds: um casamento mais do que perfeito

Especial Febraban Tech 2023

Para o diretor de vendas e negócios da Huawei Brasil, Airton Melo, o setor financeiro já começou a implementar casos práticos de 5G, especialmente para melhorar o atendimento por todo o país. Ao conversar sobre o tema na Febraban Tech 2023, o executivo destacou que a revolução 5G é democratizar a experiência de uso. 

“Os bancos já estão começando a utilizar o 5G para fazer o streaming de aplicações de advisory para fazer algum tipo de aplicação, até mesmo um seguro ou financiamento, a compra de um carro, com uma tecnologia que dá embasamento para esse atendimento. E o 5G começa a ser atendido em várias regiões do país. A gente consegue atender Centro-Oeste, Nordeste, outras pessoas começarão a utilizar e essa experiência será capilarizada através de uma rede bancária totalmente pulverizada, do Oiapoque ao Chuí. As aplicações dos bancos não vão mais depender da latência, o que permite atender mais cliente com qualidade maior. Exatamente o objetivo da área financeira”, disse o diretor de vendas e negócios da Huawei Brasil. 

Ele ressaltou, no entanto, que há uma necessária evolução sobre a infraestrutura digital que estava preparada para 2020. “A infraestrutura é robusta, mas falta o próximo passo: o 5G”, afirmou. Parte da modernização é apostar na multicloud e usar o que há de melhor em cada fornecedor. 

“Multiplicar o gerenciamento em várias clouds de um centro único se torna muito mais complexo. Isso se faz com equipes treinadas, que conhecem o processo, a regulamentação. E com a distribuição de carga para clouds especializadas em segurança, em telecomunicações, qual tipo serve ao tipo de banco que precisa do serviço. Multicloud veio para colaborar com um serviço mais rápido”, observa o executivo da Huawei Brasil. Assista a entrevista.


Botão Voltar ao topo