Alpargatas adota rede social corporativa do Google e G Suite
Com mais de 100 anos de história, a Alpargatas, companhia responsável pelas marcas Havaianas, Osklen e Mizuno, conseguiu colocar em regime de home office cerca de 3 mil funcionários de escritórios, de um dia para o outro com apoio do G Suite, suíte de aplicativos de produtividade do Google que a empresa adotou há menos de um ano para colaboradores que atuam no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Hong Kong e Europa. O que era uma iniciativa para dar continuidade a jornada de transformação digital da empresa, acabou preparando-a para adotar o trabalho remoto assim que as medidas de distanciamento social foram adotadas.
“Como tomamos a decisão antecipada de adotar essas ferramentas, no dia seguinte já tínhamos todos trabalhando de casa, se conectando, colaborando nos mesmos documentos e fazendo reuniões. Nosso CEO começou a interagir com as equipes não só do Brasil, mas de outros países também”, conta Jorge Ramalho, diretor de tecnologia da Alpargatas. O executivo explica que a adoção do G Suite surgiu da necessidade de transformar a experiência dos funcionários e que, em menos de três meses houve a migração global, sem quedas de produtividade ou impacto para os clientes.
José Roberto Daniello, diretor de Pessoas da Alpargatas, explica que a adoção de ferramentas como Gmail, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, Agenda, Google Meet, Google Chat, entre outros estava alinhada como o objetivo da companhia de se tornar mais global, digital, inovadora e sustentável e, com a chegada da pandemia, a empresa se deu conta que estava preparada para uma situação que nem sequer sabia que ia acontecer”, afirma.
A empresa tinha planos de implantar uma rede social para colaboradores, onde eles pudessem interagir de forma dinâmica, atrativa e engajada, Com a chegada da pandemia e a adoção do trabalho remoto, a empresa antecipou o lançamento do Currents, rede social corporativa do Google Cloud. A companhia também passou a utilizar o Google Classroom como uma ferramenta para o treinamento de novas pessoas que venham trabalhar na empresa.
“Com o Currents, temos agora uma plataforma de colaboração moderna, que além da comunicação interna, grupos de discussão e comunidades das áreas de interesse, permite que as pessoas tenham acesso a atividades de bem-estar que a empresa oferece, como ginástica laboral e yoga. Além de ter um espaço para compartilhar sua vida pessoal, como playlists de música, bichos de estimação, e receitas”, comenta o diretor de Pessoas da Alpargatas. Daniello revela que em um mês, a plataforma alcançou 500 mil visualizações e que já está disponível no mundo inteiro, até mesmo para colaboradores das fábricas.
A empresa está desenvolvendo agora, junto com a Gentrop e to Google Cloud, um sistema dentro do G Suite, que dará suporte aos primeiros colaboradores que voltarão ao escritório, quando a volta parcial for liberada. A ferramenta ajudará em ações como aprovação de retorno, liberação das redes e até determinação do local onde a pessoa ficará dentro do escritório.
No início deste ano, o G Suite atingiu um marco, passando a marca de 6 milhões de empresas e organizações pagantes. Muitas delas aderiram ao seu uso durante a pandemia para viabilizar o trabalho remoto de seus funcionários. “Estamos todos – não somente as equipes do Google, mas clientes e o mundo inteiro – passando por um momento sem precedentes. O impacto do novo coronavírus impõe vários desafios e, para muitos de nós, essa situação exigiu mudanças na maneira como trabalhamos”, ressalta Marco Bravo, head do Google Cloud no Brasil.