AWS e Google assinam contrato de mais de US$ 1 bi com governo de Israel
O governo de Israel contratou a Amazon Web Services (AWS) e o Google para o fornecimento de serviços em nuvem para o setor público e militar do país, projeto avaliado em mais de US$ 1 bilhão. Há um mês, a AWS e o Google ganharam uma licitação, vencendo a Microsoft, a Oracle e a IBM para a condução do projeto, dividido em quatro fases, e batizado de “Nimbus”.
Funcionários do Ministério das Finanças disseram que esperavam começar a mover dados para a nuvem em até dois meses, mas não será um sistema centralizado, uma vez que existem dois provedores, enquanto alguns dados não serão colocados na nuvem. As quatro fases do projeto incluem aquisição e construção de infraestrutura em nuvem, formulação de política governamental para migração para a nuvem, integração e migração e controle e otimização da atividade em nuvem.
O Nimbus é um projeto plurianual que visa fornecer uma solução abrangente para o fornecimento de serviços em nuvem para o governo, o sistema de defesa e outros grupos da economia, disse o ministério.
Ele observou que a disponibilidade de serviços em nuvem em Israel permitirá uma transferência significativa de serviços governamentais para capitalizar as vantagens tecnológicas na nuvem para melhorar os serviços aos cidadãos e aumentar a eficiência econômica. Também ajudará a promover a inovação de Israel e encorajar a criação de um ecossistema em tecnologias de nuvem, acrescentou. Pelo acordo, Google e Amazon se comprometem a fazer compras recíprocas e cooperação industrial em Israel equivalente a 20% do valor do contrato.
Outra licitação está em andamento para contemplar a terceira parte do projeto, na qual dezenas de fornecedores locais serão selecionados para auxiliar na migração de sistemas governamentais para a nuvem e no desenvolvimento de sistemas no ambiente nuvem.