Cloud

AWS:75% das aplicações corporativas ainda estão ‘dentro de casa’

A migração para a nuvem está acontecendo, mas 75% das aplicações corporativas ainda estão ‘dentro de casa’, observou o arquiteto de Soluções da AWS, Claudio Shiba, no segundo dia do AWS Initiate Digital Week, realizado nesta quarta, 13/5. O especialista lembra que a nuvem híbrida desponta como a preferida das corporações neste momento de migração de tecnologia.

“No setor público, o cliente é o cidadão que cada vez mais quer tere acesso a serviços pelos canais digitais. A nuvem híbrida acelera a inovação, porque permite aos desenvolvedores priorizar a aplicação, permite uma otimização de custos e abre frente para o uso da nuvem pública”, observou Shiba. A Biblioteca da Catalunha, em Barcelona, é um exemplo.

Usuária da AWS, a biblioteca permaneceu on premises, mas contratou o backup e a recuperação de desastre para disponibilizar o conteúdo online para seus alunos. A Biblioteca gera 26Terabytes de informações e registra um crescimento médio de 1 terabyte por mês. “O interesse deles era o de manter a estabilidade de acesso ao conteúdo nos momentos de picos, sem perder a gestão”, completa Shiba.

O arquiteto de soluções da AWS admite que a gestão conjunta dos ambientes on premises e na nuvem instiga desafios aos gestores de TI. “Exige um conjunto de habilidades para o uso das melhores ferramentas e uma política de governança para assegurar a segurança das aplicações, mas é um caminho, sim, para rever a arquitetura de Tecnologia”, completa o executivo.


Botão Voltar ao topo