Cloud

Claro e Embratel criam plataforma para vender insights de dados

A Claro e a Embratel lançaram o Claro GeoData, uma plataforma de informações estatísticas com base em alto volume amostral de dados de telecomunicações. A plataforma de Analytics, que possibilita análises de mobilidade urbana especialmente para o mercado B2B, foi desenvolvida usando técnicas de design thinking para entregar um acesso simples e intuitivo aos usuários. O Claro GeoData fornece soluções e insights para os negócios por meio de eventos dos celulares gerados e coletados pelas antenas da Claro, com alto desempenho e análises completas feitas em segundos.

O Claro GeoData fornece informações estatísticas apuradas, por meio de uso de machine learning, sobre o fluxo e deslocamento de pessoas com assertividade superior a 95%, algo nunca antes visto no mercado. Dados dinâmicos e atualizados são alguns dos pontos fortes dessa ferramenta, que permite a visualização de informações diariamente. Por exemplo, é possível realizar uma análise de turismo em uma cidade específica sobre um determinado feriado que aconteceu há poucos dias.

A solução utiliza dados anonimizados e agrupados, obtidos por meio de eventos gerados pelos celulares na rede de telefonia móvel da Claro. São bilhões de dados tratados com técnicas avançadas e modernas, totalmente de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), pois os dados acessados são estatísticos e não identificáveis.

A plataforma Claro GeoData está disponível em três modalidades:

Claro GeoData Turismo: disponibiliza informações do fluxo de turistas nacionais e internacionais em um município ou região. Dados como duração média de estadias, origem dos turistas, perfil sociodemográfico e dias mais frequentados são alguns dos dados visualizados na plataforma.


Claro GeoData Mobilidade: analisa a quantidade de viagens/deslocamentos entre regiões, resultando na elaboração de uma matriz origem-destino, ou “Matriz OD”, como é conhecida na área de planejamento da mobilidade urbana. O Claro GeoData oferece a matriz OD, com análises aprofundadas que possibilitam saber o motivo da viagem, perfil sociodemográfico dos viajantes, horários de partida e chegada.

Claro GeoData Localização: apresenta a quantidade de pessoas que passam a redor de uma loja, possibilitando insights estatísticos de perfil sociodemográfico predominante, horário de pico de movimento e zona de influência. A abrangência das análises é diária e nacionall.

“Informação de qualidade tem sido o grande diferencial para a tomada de decisões. Temos uma ampla base de dados, que nos permite fornecer análises relevantes e assertivas sobre origem  destino, deslocamentos e dados sociodemográficos. Com isso, preenchemos este gap operacional das empresas. O Claro GeoData transforma dados em informações de valor. Entregamos relatórios estatísticos de forma intuitiva, para que o decisor tenha a solução na palma da mão”, avalia Carlos Araujo, Diretor de Novos Negócios.

Botão Voltar ao topo