Cloudera compra Hortonworks e amplia uso do Open Source na nuvem corporativa
A Cloudera, empresa de software para engenharia de dados que usa o Open Source, e a Hortonworks, distribuidora de plataformas de machine learning e analytics, firmaram um acordo definitivo para se unirem em um negócio de US$ 5,2 bilhões. Por meio da aquisição, as empresas fundadas nos Estados Unidos pretendem criar “o fornecedor líder mundial de plataforma de dados de última geração”.
A fusão de todos os tipos de ações fará com que os acionistas da Cloudera detenham aproximadamente 60% do capital da empresa combinada e os acionistas da Hortonworks, 40%. A nova companhia tem valor estimado em US$ 720 milhões, com uma carteira de 2500 clientes.
“Ao reunir os investimentos da Hortonworks em gerenciamento de dados de ponta a ponta com os investimentos da Cloudera em armazenamento de dados e machine learning, entregaremos a primeira nuvem de dados corporativos do setor desde a borda até a inteligência artificial”, disse Tom Reilly, CEO da Cloudera, e que será o CEO da nova empresa.
Como resultado da fusão, o CEO da Hortonworks, Rob Bearden, se juntará ao conselho de diretores. O acordo está sujeito à aprovação dos acionistas, à liberação antitruste dos EUA e a outras condições costumeiras de fechamento, e deve ser concluído no primeiro trimestre de 2019.