Dataprev e Serpro vão prestar serviço pela nuvem pública
As principais estatais de tecnologia da informação do governo federal, Dataprev e Serpro, costuram um consórcio pelo qual as duas empresas oferecerão conjuntamente serviços de computação em nuvem a órgãos públicos. O plano consiste em usar infraestrutura própria, mas também agregar a oferta com nuvens públicas de fornecedores privados.
“A ideia é termos uma orquestração comum. O Serpro tem orquestrador, a Dataprev também. Vamos plugar um orquestrador no outro e contratar Amazon, Google, Azure, enfim quem prestar serviço, e neste mesmo orquestrador vamos também trabalhar as nuvens de governo”, revela o gerente de conta de novos negócios da Dataprev, Edmar dos Santos Ferreira Jr.
Embora ressalve que “ainda está tudo em processo de negociação”, há uma expectativa de que esse desenho avance ainda em 2017, inclusive com a perspectiva de contratação desse parceiro empresarial para a oferta combinada de nuvens pública e privada, o que vai exigir licitação.
“Teremos um catálogo comum de nuvem, pelo menos IaaS e PaaS, infraestrutura e plataforma. Os preços para a nuvem pública serão comuns. Mas numa mesma contratação com Serpro ou Dataprev [o órgão] vai conseguir contratar serviços de cloud de governo e cloud de SaaS público, Iaas público. Onde ele vai jogar é critério dele. Se tem um banco sensível, ativa uma nuvem de governo. Quando não precisar disso, pode usar uma nuvem [pública] até mais barata.”