Cloud

Educação em dados é habilidade essencial

No SAS Forum 2021, o CEO do SAS, Jim Goodnight, observou que com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas se viram sobrecarregadas e despreparadas para dar sentido aos dados que encontravam. "A necessidade de dados de hoje é o que pode mudar o mundo", sustentou. Em prol da educação, SAS anunciou uma nova leva de cursos gratuitos em dados.

“Nem todo mundo precisa se tornar um cientista de dados, mas a educação em dados é uma habilidade essencial. Ela é a capacidade de consumir, interpretar e entender os dados presentes de monitores de compras e medidores de saúde doméstica a relógios inteligentes e mídias sociais”, destacou o CEO do SAS, Jim Goodnight, ao falar no SAS Fórum 2021, que acontece até o dia 20 de maio, de forma online, pelo segundo ano consecutivo.

Na atualidade, observou o executivo, os jovens já nascem imersos em dados e têm monitorados seus desenvolvimentos em aplicativos. “Rastreamos suas fraldas, seus sentimentos, seu sono. Rastreamos seu nível de leitura, suas notas e seu tempo de tela. Eles estão sendo criados em um mundo inteligente, programável e rico em dados. Temos uma quantidade de dados sem precedentes esperando para serem transformados em inteligência e temos uma demanda persistente de profissionais”, disse Goodnight.

Para ele, os profissionais de dados estarão na vanguarda das descobertas mais inovadoras do mundo. A pandemia destacou a necessidade crítica e urgente da educação em dados, uma vez que houve — e ainda há — uma onda de informações, algumas verdadeiras, outras falsas; algumas tendenciosas e outras enganosas.

“Muitas pessoas se viram sobrecarregadas e despreparadas para dar sentido aos dados que encontravam”, enfatizou o CEO, antes de compartilhar que o treinamento em educação em dados do SAS ensina estratégias para encontrar a utilidade e interrogar os dados para, descobrindo o significado, tomar decisões. “A necessidade de dados de hoje é o que pode mudar o mundo, e as pessoas precisam estar alertas para isso. Nós estamos entusiasmados em apoiá-las em suas jornadas”, finalizou.

Educação e curso


O SAS anunciou durante seu evento global recursos gratuitos de alfabetização, educação em dados para ajudar pessoas a navegarem e prosperarem em um mundo inundado de dados. O novo curso de alfabetização em dados do SAS, Data Literacy Essentials, está baseado nos desafios atuais da desinformação e introduz o básico de dados, assim como o que significa ter esta instrução.

Ele ensina estratégias para identificar a utilidade dos dados, interrogá-los, descobrir o que significam, tomar decisões e comunicá-los. Segundo o SAS, o curso também foca nos desafios éticos de quando se trabalha com dados. Ética de dados se refere a como buscar, interpretar e apresentar dados com responsabilidade, incluindo os julgamentos morais feitos quando os dados são o trabalho.

O curso abrange a forma como preconceitos influenciam nossa forma de interagir e comunicar dados, ajudando as pessoas a terem segurança e competência para questionar as histórias que outras pessoas contam usando dados, além de orientar sobre como podemos trabalhar com eles de forma mais responsável. Os dois primeiros de seis módulos já estão disponíveis.

Botão Voltar ao topo