Espírito Santo aporta R$ 29,7 milhões para modernizar data center
O governo do Espírito Santo investiu R$ 29,7 milhões na modernização do data center, a partir da compra de equipamentos da Huawei, Dell, EMC e software da VMware.
A Prodest, estatal de tecnologia capixaba, fez a troca do roteador core da rede de fibra óptica do governo do estado na Grande Vitória, aumentando a capacidade de 1 Gbps para 10 Gbps. Também estão sendo implantados 25 roteadores de distribuição e 50 roteadores de acesso para atender aos órgãos estaduais espalhados pelo estado.
A ação faz parte do Projeto ES Digital, que contemplará repartições estaduais com rede de fibra óptica, em todos os 78 municípios capixabas. Os roteadores são da Huawei, incluindo os modelos NetEngine 8000 e ATN 910C-M e foram vendidos pela Compwire.
Também foi feita uma reestruturação no ambiente de virtualização com a chegada de equipamentos da Dell e EMC e a aquisição de licenças de software para uma melhor performance dos servidores virtuais da VMware. “São ações muito importantes e que ajudarão o Data Center do Estado a contribuir para os órgãos estaduais utilizarem os recursos de TI de maneira eficiente e estratégica”, afirma o presidente do Prodest, Marcelo Cornélio.