Cloud

Gartner: Não fique dependente de um único fornecedor de nuvem

O risco associado à dependência de um fornecedor de nuvem específico para múltiplas capacidades de negócios está entre os cinco principais riscos emergentes para as organizações pelo segundo trimestre consecutivo, revela pesquisa do Gartner. Em setembro, o Gartner entrevistou 294 executivos de risco sobre suas opiniões sobre riscos emergentes ou riscos além do horizonte. 

“O risco associado à concentração na nuvem está perdendo rapidamente seu status ‘emergente’, à medida que se torna um risco amplamente reconhecido para a maioria das empresas”, disse Ran Xu, diretor de pesquisa da Gartner Legal Risk & Compliance Practice. “Muitas organizações estão agora numa posição em que enfrentariam graves perturbações no caso de falha de um único fornecedor.”

O risco de concentração na nuvem surgiu porque muitas organizações optaram por concentrar os seus esforços de TI em um punhado de fornecedores estratégicos, a fim de reduzir a complexidade da TI e, portanto, também os riscos, os custos e os requisitos de competências. 

“Onde as organizações optaram por hospedar seus serviços de TI em nuvens públicas, não há muitas maneiras óbvias de evitar o risco de concentração e, ao mesmo tempo, manter os benefícios dos serviços em nuvem”, disse Xu. 

Existem três consequências potenciais principais deste risco, de acordo com especialistas do Gartner.


1) Incidente amplo “Raio de explosão”

Quanto mais aplicações (e processos de negócios) dependerem de um determinado provedor de nuvem, maior será a amplitude potencial do impacto de um problema de serviço de nuvem, o que poderá aumentar as preocupações com a continuidade dos negócios.

2) Alta dependência do fornecedor

A dependência concentrada de um determinado fornecedor pode reduzir as opções tecnológicas futuras e permitir que os fornecedores exerçam uma influência significativa sobre o futuro tecnológico da organização.

3) Falhas de conformidade regulatória

As organizações podem não conseguir cumprir as exigências regulamentares para abordar o risco de concentração entre diferentes organismos reguladores, que podem ter abordagens diferentes ao risco de concentração.

“Atualmente, se os benefícios do uso da nuvem pública são considerados estrategicamente importantes para uma empresa, não existem muitas soluções óbvias para eliminar totalmente o risco”, disse Xu. “É por isso que é especialmente importante que as empresas tenham um plano de continuidade bem pensado para colocar em ação caso enfrentem quaisquer problemas importantes de serviço em nuvem.”

Botão Voltar ao topo