GlobeNet quer provedores de cloud e OTTs com nova rota submarina na AL
A GlobeNet, provedora de infraestrutura de telecomunicações por atacado nas Américas, vai implantar um novo cabo submarino de 2.500 km. Ele vai ligar o Rio de Janeiro e São Paulo a Buenos Aires. Essa nova infraestrutura irá conectar a Argentina à rede da GlobeNet no Brasil, ligando efetivamente o Cone Sul da América do Sul aos Estados Unidos e ao mundo. Com infraestrutura já implementada no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Bermudas e Venezuela, a última expansão da GlobeNet deve atrair OTTs, provedoras de computação em nuvem e clientes de operadoras que querem aumentar seu alcance em toda a região.
“Nosso cabo submarino, projetado para satisfazer demandas por baixa latência e alta capacidade, será a primeira rota nova a fornecer conexão direta da Argentina com o Brasil e Estados Unidos desde 2001”, diz o presidente-executivo da GlobeNet, Eduardo Falzoni. “Em consequência, indivíduos e empresas no Cone Sul poderão desfrutar recursos incomparáveis ao fazer a transmissão contínua (streaming) de conteúdo, acessar serviços de nuvem e interconectar com centros de dados em todo o mundo”.
A GlobeNet vem fazendo extensões e contínuos upgrades em sua infraestrutura de rede desde o princípio de seu principal sistema de cabos submarinos de 23.500 km. A empresa anunciou recentemente um novo centro de dados de nível IV em Barranquilla, Colômbia, bem como um novo ponto de interconexão central (IPX) para o Centro de Informações da Rede Brasileira (NIC.br) em pontos de troca de Internet da GlobeNet em Fortaleza, Brasil, que abriga a mais importante infraestrutura nacional da Internet nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O novo sistema de cabo submarino irá usar o que há de mais novo em tecnologia e terá um projeto avançado para se obter a melhor configuração arquitetural. Irá conectar a estação de aterragem do cabo da GlobeNet no Rio de Janeiro com São Paulo, através de um ponto de aterragem em Praia Grande, e com Buenos Aires, através de um ponto de aterragem em Las Toninas, uma cidade litorânea a sudeste da capital da Argentina. O novo sistema de cabo estará pronto para entrar em operação no primeiro semestre de 2020.