Google acusa Microsoft de práticas abusivas na nuvem
A Google, da Alphabet, apresentou formalmente uma queixa à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA na terça-feira, 20/6, alegando que a Microsoft usou sua posição dominante em software corporativo para empurrar os clientes para seus serviços em nuvem.
A Microsoft usou os termos de licenciamento em seu software de produtividade Office 365 para prender os clientes em contratos separados com seu negócio de servidores em nuvem Azure, disse a reclamação do Google, de acordo com o relatório.
Há uma intensa rivalidade entre os dois gigantes da tecnologia dos EUA no negócio de computação em nuvem multibilionário e em rápido crescimento, onde o Google está atrás dos líderes de mercado Amazon.com e Microsoft.
O setor atraiu recentemente um maior escrutínio regulatório, inclusive nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha, devido ao domínio de alguns participantes e seu papel cada vez mais crítico à medida que mais e mais empresas transferem seus serviços para a nuvem.
Em março, a Google Cloud acusou a Microsoft de práticas anticompetitivas de computação em nuvem e criticou acordos iminentes com vários fornecedores europeus de nuvem, dizendo que isso não resolve preocupações mais amplas sobre seus termos de licenciamento.
No início deste ano, a FTC disse que está buscando informações do público sobre as práticas comerciais das empresas de computação em nuvem, incluindo detalhes sobre seu poder de mercado, concorrência e possíveis problemas de segurança.