Cloud

Google e chinesa Alibaba brigam por top 3 da nuvem global

O mercado mundial de infraestrutura como serviço (IaaS) cresceu 29,7% em 2022, totalizando US$ 120,3 bilhões (R$ 570 bilhões), contra US$ 92,8 bilhões (R$ 440 bilhões) em 2021, de acordo com o Gartner. A Amazon manteve a posição número 1 no mercado de IaaS em 2022, seguida por Microsoft, Alibaba, Google e Huawei.

“A nuvem foi elevada de um disruptor de tecnologia para um disruptor de negócios”, disse Sid Nag, VP Analyst do Gartner. “A IaaS está impulsionando o crescimento do software como serviço (SaaS) e da plataforma como serviço (PaaS) como compradores para continuar a adicionar mais aplicativos à nuvem e modernizar os existentes.”

“O crescimento da IaaS em 2022 foi mais forte do que o esperado, apesar de uma ligeira desaceleração no quarto trimestre, pois os clientes se concentraram em usar sua capacidade previamente comprometida em seu potencial máximo”, acrescentou Nag. “Isso deve continuar até meados de 2023 e é um resultado natural do amadurecimento do mercado. Esperamos uma aceleração em 2024, pois ainda há espaço para muito crescimento futuro adicional”.

Em 2022, os cinco principais provedores de IaaS representavam mais de 80% do mercado. A Amazon continuou a liderar o mercado mundial de IaaS com receita de US$ 48,1 bilhões e 40% de participação de mercado

A Microsoft seguiu na segunda posição com 21,5% de participação, alcançando mais de US$ 25 bilhões em receita de nuvem pública IaaS em 2022. capacidades do local de trabalho.
O Alibaba Group novamente ocupou a terceira posição com 7,7% de participação de mercado, embora com um modesto crescimento de 2,4% ano a ano. Embora o Alibaba continue liderando o mercado de IaaS na China, seu potencial limitado de expansão nos mercados globais desacelerou o crescimento, levando à sua recente decisão de transformar seu negócio Alibaba Cloud em uma entidade separada.
O Google teve a maior taxa de crescimento dos cinco principais fornecedores de IaaS, crescendo 41% em 2022 para atingir mais de US$ 9 bilhões em receita. O aumento do investimento do Google em nuvem soberana e a expansão dos programas de parceiros de marketing e vendas ajudaram a ampliar sua base de clientes e gerar receita adicional de IaaS.
A Huawei completou os cinco principais fornecedores de IaaS com 4,4% de participação de mercado e US$ 5,2 bilhões em receita para 2022. Desde seu pivô em 2020 para um foco maior na nuvem, a Huawei tem aumentado constantemente sua receita de IaaS na China e nos mercados emergentes.
“A IA generativa continuará impulsionando o mercado de nuvem, principalmente porque os hiperescaladores buscam oferecer suporte a ofertas além das soluções de IA generativas existentes e democratizadas”, disse Nag. “À medida que as empresas integram IA generativa em seu portfólio de tecnologia, novos mercados e oportunidades para hiperescaladores de nuvem surgirão relacionados à soberania, ética, privacidade e sustentabilidade.”


Botão Voltar ao topo