Cloud

Governo de São Paulo e a AWS vão capacitar 31 mil em computação na nuvem até 2024

Este ano a iniciativa vai abrir 1000 vagas para interessados com 16 anos ou mais. Os cursos serão online e as inscrições serão em setembro.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a Amazon Web Services (AWS) firmaram, nesta quinta-feira (17), intenções para ampliar o acesso à formação profissional em tecnologia, com 31 mil vagas em curso de computação em nuvem. A iniciativa foi concretizada pelo Max Peterson, vice-presidente global da AWS para o setor público, e pelo secretário Jorge Lima.

A proposta é atender 31 mil pessoas até 2024. Para participar é preciso ter 16 anos ou mais e ser residente do Estado de São Paulo. Os cursos serão online e as inscrições estão previstas para setembro, por meio do portal https://www.cursosprofissionalizantes.sp.gov.br/, com prioridade para grupos sub-representados tecnologicamente.

Este ano, serão mil vagas no curso de Introdução à Programação ministrado pela Proz, escola de educação profissional, como parte do programa Portal Tech, uma colaboração entre a AWS e a Meta para ampliar o acesso ao conhecimento sobre algumas das tecnologias que mais crescem no mundo: computação em nuvem, metaverso e marketing digital.

Em 2024, mais 30 mil vagas serão no curso Descubra a Nuvem AWS, ministrado pela DIO, plataforma open education de tecnologia, como parte do programa Talento na Nuvem, iniciativa desenvolvida em colaboração com a Nexa com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a nuvem e a diversidade no setor de tecnologia em todo o território nacional.

De acordo com o Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS de 2021, três em cada cinco trabalhadores ouvidos disseram não estão confiantes de que estão adquirindo habilidades digitais rápido o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira, o que demonstra a importância de expandir a visibilidades dos programas de capacitação não só para profissionais, mas também para estudantes, que irão formar a nova geração da força de trabalho.


“Para a AWS, colaborar com o Governo de São Paulo para capacitar gratuitamente mais de 30 mil pessoas em uma das tecnologias mais adotadas até 2025, segundo o Fórum Econômico Mundial, significa aumentar a diversidade de profissionais capacitados no setor. A ideia é impactar a vida de cidadãos com acesso limitado à profissionalização”, afirma Max Peterson, vice-presidente global da AWS.

Os programas de treinamento disponíveis no portal em colaboração com a AWS são parte do compromisso da companhia de capacitar gratuitamente 29 milhões de pessoas no mundo com habilidades digitais até 2025. 

Botão Voltar ao topo