Grandes nuvens reduzem ritmo e datacenters crescem 8% no primeiro trimestre
Os investimentos globais em datacenters desaceleraram para um crescimento de 8% ano sobre ano no primeiro trimestre deste 2023. Segundo a empresa de pesquisas de mercado Dell’Oro Group, o ritmo responde ao mercado corporativo de TI e ao ciclo de digestão de grandes aportes por hiperescaladores.
“Embora o crescimento do capex do datacenter para os hyperscalers diminua significativamente este ano, projetamos que alguns dos provedores de serviços em nuvem, como Microsoft e Google, continuarão a aumentar os gastos em dois dígitos”, disse Baron Fung, diretor sênior de pesquisa do Dell’Oro Group .
“Enquanto isso, o início do ano testemunhou um início lento nos gastos corporativos de TI, com as receitas dos OEMs de servidor e armazenamento caindo ano a ano. Prevemos que a demanda continuará a se deteriorar ao longo do primeiro semestre de 2023. O ambiente de demanda mais baixa terá um impacto na desaceleração do crescimento dos preços dos sistemas, o que pode levar os clientes que aguardam nos bastidores a retomar os gastos ainda este ano. Além disso, espera-se que a recente atualização da plataforma de servidor da Intel e da AMD e a crescente demanda por aplicativos AI/ML motivem os clientes a atualizar sua infraestrutura”, explicou Fung.
Segundo ainda o Relatório Trimestral de Capex de TI de Data Center, a previsão de receita de sistemas de servidor e armazenamento cai para 3% de crescimento em 2023, enquanto a rede e a infraestrutura física mantêm o crescimento de receita de dois dígitos.
As remessas de servidores para OEMs de servidores caíram 20% ano sobre ano no primeiro trimestre de 2023, enquanto os fornecedores de servidores ‘whitebox’ aumentaram mais de 20%.
Os quatro principais provedores de serviços de nuvem dos EUA estão a caminho de lançar serviços em 14 novas regiões em 2023, uma queda significativa em relação às 28 regiões lançadas em 2022.