Grupo BMW e todas as suas marcas vão usar nuvem da AWS
A AWS e a BMW anunciaram nesta terça-feira, 08/12, uma parceria para adoção de ferramentas de análise de dados processo de tomada de decisão da fabricante de veículos. A ideia é desenvolver em conjunto soluções em nuvem que aumentem a eficiência, o desempenho e a sustentabilidade em todos os aspectos do ciclo de vida automotivo, desde o design do veículo até os serviços pós-venda. Os valores dos contratos não foram revelados.
Nesse processo, todo o grupo BMW – que além da própria grife alemã inclui as marcas Mini e Rolls Royce, além da linha de motocicletas Motorrad – vai migrar para a nuvem da AWS dados de suas unidades de negócios e operações em mais de cem países, incluindo os principais sistemas de TI e bancos de dados de vendas, fabricação e manutenção. Também haverá habilitação e treinamento de até 5 mil engenheiros de software.
“Estamos tornando os dados centrais para a forma como trabalhamos e esperamos colaborar com a AWS para unir nossos talentos, continuando a elevar o padrão de inovação entre os fabricantes de automóveis e oferecendo novas experiências empolgantes para nossos clientes em todo o mundo”, afirmou o CIO e vice-presidente sênior do BMW Group IT, Alexander Buresch.
A fabricante de veículos planeja expandir seu datalake para aproveitar os dados de forma a oferecer inovação em seus negócios globais . Além disso, parceiros terceirizados da BMW, como concessionárias de automóveis, fornecedores e empresas de tecnologia, também poderão contribuir com dados de operação e manutenção de veículos para o Cloud Data Hub e se beneficiar de insights impulsionados pelo aprendizado de máquina.
Adicionalmente, ferramentas de gerenciamento de blockchain de código aberto vão aprimorar a rastreabilidade de peças e matérias-primas críticas em toda a cadeia de fornecimento global. Também será possível examinar dados de subsistemas de veículos, aproveitando o aprendizado de máquina para prever o desempenho das peças, recomendar manutenção de forma proativa e informar os fornecedores de peças sobre possíveis problemas com seus processos de fabricação para melhorar a qualidade.
A parceria prevê, ainda o desenvolvimento de uma solução de processamento de linguagem natural, otimizada para a terminologia usada na indústria automotiva, que pode extrair, processar e traduzir automaticamente dados de diversas fontes de texto, como relatórios de fábrica, mídia social e chatbots voltados para o cliente para fornecer uma visão mais abrangente dos problemas nas operações da BMW.