Infraestrutura para datacenter crescerá 13% em 2023
O crescimento da receita do mercado de infraestrutura física de data center desacelerou pela primeira vez em seis trimestres para 15% ano a ano no segundo trimestre de 2023. A desaceleração no crescimento da receita era esperada, principalmente devido à normalização das restrições da cadeia de suprimentos e a realização de preços começando a diminuir.
No entanto, os pedidos em atraso dos fornecedores desafiaram as expectativas e continuaram a crescer no trimestre, gerando mais um período de revisões para cima dos fornecedores de infra para data center.
O Dell’Oro Group elevou a previsão de crescimento da receita mundial de infra para datacenter em 2023 para mais de 13%. Esta revisão ascendente deveu-se ao facto de vários fornecedores terem aumentado a orientação para o ano inteiro, à medida que as restrições da cadeia de fornecimento diminuíam e os atrasos dos fornecedores continuavam a crescer.
“Esta taxa de crescimento sem precedentes no primeiro semestre de 2023 levanta questões sobre um potencial ciclo de digestão no curto prazo. No entanto, os níveis de atraso existentes, as baixas taxas de desocupação dos centros de dados e o surgimento de aplicações de IA generativas continuam a impulsionar a procura a médio prazo. Qualquer fraqueza potencial no curto prazo seria mais um fator de comparações anuais difíceis do que o enfraquecimento da demanda”, acrescentou Beran.
O Relatório Trimestral de Infraestrutura Física de Data Center diz ainda que a Vertiv ultrapassou significativamente o crescimento do mercado e ganhou mais de 3% de participação.
A América do Norte, Ásia-Pacífico (excluindo a China), Europa e Médio Oriente e África (EMEA) foram as regiões de crescimento mais rápido no segundo trimestre de 2023, mantendo taxas de crescimento de dois dígitos. O crescimento das receitas das Caraíbas e da América Latina abrandou para uma taxa baixa de um dígito, enquanto o crescimento das receitas da China foi relativamente estável em termos anuais.
O crescimento do produto foi amplo, mas o gerenciamento térmico, PDU de gabinete e barramento cresceram nas taxas mais rápidas como resultado da redução das restrições da cadeia de fornecimento e da realização dos maiores aumentos de ASP de qualquer categoria de produto.