Cloud

Metadados tiram os CDOs do sério

Os Chief Data Officers (CDOs) admitem: os metadados os tiram do sério. Isso porque o gerenciamento deles desafia o trabalho nas corporações, revela o estudo InfoBrief, da IDC, divulgado esta semana. Segundo o levantamento, os CDOs assumem que a governança dos dados em data warehouses em nuvem ou data laces são um desafio e tanto na rotina de tornar a informação um ativo de negócio. Outro ponto de inflexão no trabalho deles é garantir a proteção de privacidade com o uso de múltiplas nuvens.

O estudo aponta ainda que 88% dos CDOs pesquisados têm lutado com o gerenciamento de metadados, em especial na parte dedicada ao mapeamento de linhagem de dados, ao fluxo de processo e proliferação das informações. Gerar resultados de negócios usando dados também se provou ser um desafio para 50% dos CDOs, em parte devido à falta de conformidade na utilização dos dados para o real valor do negócio.

Para a IDC, o papel do CDO se tornou crítico na jornada da transformação digital, ressalta o diretor de integração de dados da IDC, Stewart Bond. Ele lembra que mais de 70% das corporações mundiais entendem que a estratégia de negócios passa por uma política orientada a dados, mas a grande maioria ainda não consegue tirar o real valor dos seus dados e informações. “Há muito trabalho pela frente. Os CDOs têm papel central, mas o dia a dia deles não é fácil”, adiciona o especialista. A pesquisa da IDC, contratada pela Informatica, ouviu 1200 CDOs em diferentes países como Reino Unido, EUA, França, Alemanha, Índia, Japão e Austrália.


Botão Voltar ao topo