Cloud

Nove em cada 10 violações de dados na nuvem acontecem por engenharia social

Quase um terço das organizações brasileiras (31%) tiveram problemas com incidentes de phishing ou ataques de engenharia social no último ano – sendo que 12% dos respondentes afirmaram que o ataque resultou em vazamento de dados, reveola pesquisa da Kaspersky.

Cerca de 9 em cada 10 violações de dados corporativos na nuvem (88% em PMEs e 91% grandes corporações) acontecem devido a técnicas de engenharia social contra funcionários da empresa-cliente. Além disso, a empresa detectou que tentativas de acesso remoto ilegais ultrapassam 373 milhões no Brasil em 2020 .

Para melhorar a criação de senhas, a empresa precisa oferecer treinamentos de conscientização para todos os funcionários – isso ajuda, mas é algo em que a organização não tem controle. Para mitigar os riscos, é preciso manter os funcionários informados sobre as novas técnicas usadas por cibercriminosos.

Os dados fazem parte da pesquisa Global Corporate IT Security Risks Survey (ITSRS), que ouviu 5,2 mil decisores de tecnologia da informação em 31 países. 

Botão Voltar ao topo