Nuvem nativa, segurança, IA e proteção de dados são as tendências de 2022
A consultoria Gartner anunciou as principais tendências de tecnologia estratégica que as organizações precisam explorar em 2022, entre as quais soluções que envolvem inteligência artificial e a computação em nuvem nativa se destacam.
Para a consultoria, CIOs devem encontrar os multiplicadores da força de TI para permitir o crescimento e a inovação, e criar bases técnicas escaláveis e resilientes, cuja escalabilidade libere dinheiro para investimentos digitais. Esses imperativos formam os três temas das tendências deste ano: confiança na engenharia, esculpindo mudanças e acelerando o crescimento.
As principais tendências de tecnologia estratégica para 2022 são:
Plataformas nativas da nuvem
Para fornecer recursos digitais de verdade em qualquer lugar e em qualquer lugar, as empresas devem se afastar das migrações familiares de “elevação e mudança” em direção aos CNPs. Os CNPs usam os principais recursos da computação em nuvem para fornecer recursos escalonáveis e elásticos relacionados à TI “como um serviço” para criadores de tecnologia usando tecnologias de internet, entregando um tempo de retorno mais rápido e custos reduzidos.
Por esse motivo, o Gartner prevê que as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025 – contra menos de 40% em 2021.
Inteligência Artificial Generativa
Uma das técnicas de IA mais visíveis e poderosas que chegam ao mercado é a IA generativa – métodos de aprendizado de máquina que aprendem sobre o conteúdo ou objetos a partir de seus dados e os usam para gerar artefatos realistas totalmente novos em folha.
A IA generativa pode ser usada para uma variedade de atividades, como criar código de software, facilitar o desenvolvimento de medicamentos e marketing direcionado, mas também pode ser usada indevidamente para golpes, fraudes, desinformação política, identidades forjadas e muito mais. Em 2025, o Gartner espera que a IA generativa seja responsável por 10% de todos os dados produzidos, ante menos de 1% hoje.
Data Fabric
O número de silos de dados e aplicativos aumentou na última década, enquanto o número de pessoal qualificado em equipes de dados e análises (D&A) permaneceu constante ou até caiu. Fabrics de dados – uma integração flexível e resiliente de dados entre plataformas e usuários de negócios – surgiram para simplificar a infraestrutura de integração de dados de uma organização e criar uma arquitetura escalável que reduz o débito técnico visto na maioria das equipes de D&A devido aos crescentes desafios de integração.
O valor real de um data fabric é sua capacidade de melhorar dinamicamente o uso de dados com sua análise embutida, reduzindo os esforços de gerenciamento de dados em até 70% e acelerando o tempo para valorização.
Empresa Distribuída
Com o aumento dos padrões de trabalho remotos e híbridos, as organizações tradicionais centradas em escritórios estão evoluindo para empresas distribuídas compostas por funcionários dispersos geograficamente.
Para cada organização, do varejo à educação, seu modelo de entrega deve ser reconfigurado para abraçar os serviços distribuídos. O Gartner espera que até 2023, 75% das organizações que exploram os benefícios corporativos distribuídos terão um crescimento de receita 25% mais rápido do que os concorrentes.
Sistemas Autonômicos
À medida que as empresas crescem, a programação tradicional ou a automação simples não aumentam. Os sistemas autônomos são sistemas físicos ou de software autogerenciados que aprendem com seus ambientes. Ao contrário dos sistemas automatizados ou mesmo autônomos, os sistemas autônomos podem modificar dinamicamente seus próprios algoritmos sem uma atualização de software externa, permitindo que eles se adaptem rapidamente a novas condições no campo, assim como os humanos podem.
Inteligência de decisão
A inteligência de decisão é uma disciplina prática usada para melhorar a tomada de decisão ao compreender e projetar explicitamente como as decisões são tomadas e os resultados avaliados, gerenciados e aprimorados por feedback. O Gartner prevê que nos próximos dois anos, um terço das grandes organizações usará inteligência de decisão para tomadas de decisão estruturadas, para melhorar a vantagem competitiva.
Aplicações composíveis
No contexto de negócios em constante mudança, a demanda por adaptabilidade de negócios direciona as organizações em direção a uma arquitetura de tecnologia que ofereça suporte a mudanças de aplicativos rápidas, seguras e eficientes. A arquitetura de aplicativos combináveis possibilita tal adaptabilidade, e aqueles que adotaram uma abordagem combinável irão superar a concorrência em 80% na velocidade de implementação de novos recursos.
Hiperautomação
A hiperautomação permite o crescimento acelerado e a resiliência dos negócios ao identificar, examinar e automatizar rapidamente o maior número de processos possível. Equipes de hiperautomação de alto desempenho se concentram em três prioridades: melhorar a qualidade do trabalho, acelerar os processos de negócios e aumentar a agilidade na tomada de decisões.
Computação para aumentar a privacidade (PEC)
Além de lidar com o amadurecimento da legislação internacional de privacidade e proteção de dados, os CIOs devem evitar qualquer perda de confiança do cliente resultante de incidentes de privacidade. Portanto, o Gartner espera que 60% das grandes organizações usem uma ou mais técnicas de computação para aumentar a privacidade até 2025.
Técnicas de PEC – que protegem informações pessoais e sensíveis em um nível de dados, software ou hardware – compartilham, agrupam e analisam dados com segurança sem comprometer a confidencialidade ou privacidade. Os casos de uso atuais existem em muitos setores, bem como com infraestruturas de nuvem pública (por exemplo, ambientes de execução confiáveis).
Malha de segurança cibernética
Uma arquitetura de malha de segurança cibernética (CSMA) ajuda a fornecer uma estrutura e postura de segurança integradas para proteger todos os ativos, independentemente da localização. Em 2024, as organizações que adotarem um CSMA para integrar ferramentas de segurança para funcionar como um ecossistema cooperativo reduzirão o impacto financeiro de incidentes de segurança individuais em uma média de 90%.
Engenharia de IA
Os líderes de TI lutam para integrar a IA aos aplicativos, desperdiçando tempo e dinheiro em projetos de IA que nunca são colocados em produção ou lutando para reter o valor das soluções de IA depois de lançadas. A engenharia de IA é uma abordagem integrada para operacionalizar modelos de IA.
Experiência Total (TX)
TX é uma estratégia de negócios que combina as disciplinas de experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multiexperiência (MX). O objetivo do TX é aumentar a confiança, satisfação, lealdade e defesa dos clientes e funcionários. As organizações aumentarão a receita e o lucro alcançando resultados de negócios TX adaptáveis e resilientes.