Oi lança hub de inteligência artificial
A Oi Soluções, provedora e orquestradora de soluções digitais para o mercado corporativo, anunciou o lançamento do IAgo, um hub de produtos de Inteligência Artificial (IA). Utilizando como motor de IA o IBM Watson, a Oi Soluções oferece a plataforma que combina diversas dimensões da IA e serviços profissionais especializados para auxiliar empresas de diversos segmentos com objetivo de aprimorar seus processos de operação.
Com IAgo, é possível criar desde um assistente virtual cognitivo (que utiliza inteligência artificial para compreender e responder perguntas), até mesmo um gerador de conteúdos via IA generativa (que cria automaticamente novos conteúdos baseando-se em padrões aprendidos a partir de modelos pré-treinados), proporcionando mais valor para as empresas.
O grande propósito da solução é combinar as diversas dimensões da inteligência artificial para que uma empresa possa fazer a adoção nos seus negócios, gerando valor. A Oi Soluções entrega a plataforma e serviços profissionais especializados, que auxiliam o cliente na sua jornada para inteligência artificial.
As ferramentas incluem Motor de inteligência artificial, uma ferramenta para treinamento e/ou refinamento de modelos pré-treinados de inteligência artificial, proporcionando a sua aplicação em diversos casos de uso.
Além disso, são recursos que incluem a Plataforma de Gestão SaaS, um sistema de gerenciamento baseado em nuvem que oferece visibilidade a diversos parâmetros de funcionamento da solução, permitindo análise dos dados gerados pela IA para curadoria e tomada de decisões.
Desde 2018, a Oi vem implementando a Inteligência Artificial de forma progressiva, inicialmente com o aplicativo “Minha Oi,” seguido pela “Joice,” sua assistente virtual inteligente, que rapidamente se tornou o ponto de interação mais envolvente da companhia. A Joice facilitou dezenas de milhares de interações, sendo 95% delas realizadas através do WhatsApp.
“Nesses últimos anos, houve uma mudança significativa no comportamento dos clientes, com os usuários naturalmente se direcionando às interações baseadas em assistentes virtuais. Essa mudança resultou em uma redução mais de 50% nas chamadas para o centro de atendimento da Oi. Seguindo essa tendência, estamos expandindo nosso portfólio com produtos e serviços que auxiliam a Jornada para Inteligência Artificial com soluções customizadas para clientes do mercado corporativo”, afirma Fernando Sá, diretor de Produtos e Arquitetura de Soluções da Oi Soluções.