Origen planeja 100 clientes ativos em SaaS na nuvem da Vivo
Parceira global da SAP, a Origen vai oferecer no modelo de software como serviço a solução SAP TDF(Tax Declaration Framework) por meio de parceria com a Vivo e a Huawei, que fornece a plataforma open stack. “Estamos usando a nuvem pública da Vivo, criada para concorrer com a Amazon e a Azzure, mas o serviço é ofertado como uma nuvem privada, uma vez que são dados confidenciais das empresas”, explica o diretor da Origen no Brasil, Eduardo Garufi.
Em entrevista ao Portal Convergência Digital, ele diz que a oferta permitirá a aquisição do SAP TDF em módulos. “Não é necessário contratar o que não se precisa e a ideia é ofertar uma solução atualizada, com previsibilidade das mudanças. Assim não há a necessidade de nenhum orçamento extra. E o Brasil mexe muito na parte tributária”, observa Garufi.
Um dos módulos que o SAB TDF terá é voltado para o eSocial – que entra em vigor em 2018 para as empresas com receita acima de R$ 78 milhões. Também há o novo SPED, que mobiliza a parte contábil das companhias. O modelo SaaS atual é voltado para as grandes empresas, mas até o primeiro trimestre de 2018, será lançada um SaaS voltado apenas para as pequenas e médias empresas. “É um mercado que terá uma oferta bastante audaciosa. O desenvolvimento é conjunto com a SAP”, antecipa Garufi.
Para o SaaS do SAP TDF, a meta é chegar a 100 clientes ativos até o final de 2018. “A ideia é aproveitar que o momento é de mais confiança na nuvem para convencer as empresas a não desenvolverem in house e contratarem os nossos serviços, que ficam acessíveis do ponto de vista tecnológico e financeiro”, acrescenta o diretor da Origen.Os investimentos na solução começaram há um ano e meio e ficaram em torno de R$ 1 milhão, apenas por conta da Origen.
Desenvolvida exclusivamente para o mercado brasileiro, a solução SAP TDF (Tax Declaration Framework) foi lançada em 2014, baseada na capacidade de processamento da plataforma SAP HANA. A solução facilita o cumprimento das obrigações legais e aumenta a produtividade das áreas tributárias, mantendo em sintonia a conformidade dos processos com a complexa e extensa legislação em vigor no Brasil. O objetivo da ferramenta é manter em um repositório único com informações organizadas, independente da origem dos sistemas trazendo simplicidade na arquitetura.