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RaiaDrogasil se estrutura para ser uma empresa data driven

A RD – RaiaDrogasil, empresa do segmento de farmácias, aumentou em 70% sua produtividade para análise de dados com Alteryx. O processo de implementação da ferramenta foi realizado pela NORDICA, empresa de consultoria e distribuição de software que projeta e implementa soluções de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho.

Criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A, hoje a companhia conta com mais de 47.000 funcionários atuando em 24 estados e, no último ano, obteve um faturamento de R$ 21,2 bilhões. A RD possui um portfólio integrado de ativos focados na saúde e no bem-estar: RD Farmácias (Droga Raia e Drogasil), RD Serviços (4Bio Medicamentos Especiais, Univers, Vitat – plataforma de gestão de saúde, e Stix) e RD Marcas (Needs, Vegan by Needs, Triss, Caretech, Nutrigood e marcas Droga Raia e Drogasil).

A companhia precisava de uma solução robusta, capaz de processar grandes volumes de dados e unificando diversas fontes de informação em um único lugar. Entre os objetivos estavam automatizar processos manuais e, portanto, otimizar o tempo dos colaboradores, além de garantir a tomada de decisões com base em análise de dados, possibilitando o acesso granular das informações.

“Tivemos ganhos de, em média, 70% de produtividade. Além disso, por meio de um programa de democratização dos dados, desenvolvemos insights para inovar dentro das áreas de negócio e enxergar novas possibilidades”, avalia Sérgio Lopes, Chief Data Officer/diretor de Democratização de Dados da RD. Ele conta que a companhia quer ser uma empresa data driven, o que é um desafio e demanda tempo. “Todos os níveis da empresa estão interessados e querem cada vez mais acesso e informação”, completa.

Tratar os dados é relevante até porque a RaiaDrogasil, no final de setembro, foi notificada pelo Procon-SP sobre a política de descontos aplicada a todos os itens comercializados em sua rede de atendimento (lojas físicas). O pedido foi motivado por notícias veiculadas na imprensa. A empresa foi questionada sobre os critérios adotados e a real necessidade de obter a coleta de biometria, os Termos de Uso da política de descontos; forma de coleta, tratamento, processo de criptografia e armazenamento dos dados pessoais e dados sensíveis dos consumidores/clientes que adquirem produtos com desconto em sua rede de atendimento.


Em resposta, a Drogasil informou que há diferentes regras para a aplicação de descontos referente a medicamentos, produtos de saúde e de higiene em geral, o qual é concedido a todos os clientes, conforme o programa de descontos e/ou categoria. Sobre a concessão de descontos e promoções em geral, disse que não estão condicionados ao fornecimento de dados pessoais dos clientes que optarem por não fornecer seus dados pessoais, os quais poderão continuar usufruindo de descontos padronizados. Informou ainda, que com algumas exceções, o recebimento dos conteúdos e de informações sobre descontos é sempre uma opção do consumidor.

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