Cloud

SAS: estratégia global é transformar dados em inteligência

Empresa quer reduzir o custo de operações de análises avançadas onde quer que os clientes armazenem seus dados e amplia parcerias estratégicas com AWS, Google Cloud e Red Hat OpenShift.

Fazer com que cada vez mais empresas transformem dados em inteligência é um objetivo do SAS, como pontuou Jennifer Chase, vice-presidente sênior de marketing, durante coletiva de imprensa prévia ao SAS Global Forum, que, pelo segundo ano, é realizado virtualizado.

O pano de fundo da declaração traz a expansão do SAS em parcerias estratégicas para reduzir o custo de operação de análises avançadas onde quer que os clientes armazenem seus dados. Durante o evento com imprensa, o SAS anunciou expansão do suporte nativo para as nuvens da Amazon Web Services e Google Cloud (GCP) e revelou que fechou também com Red Hat OpenShift, cujo lançamento está previsto para o fim deste ano. A Microsoft segue como parceira estratégica.

Questionado pelo portal Convergência Digital acerca do papel de cada provedor, Keith Renison, líder de produtos do SAS, explicou que a companhia tem trabalhado por anos com uma variedade de provedores de nuvem. 

“Nossa parceria estratégica com a Microsoft, anunciada em junho de 2020, vai muito além do Microsoft Azure e estamos trabalhando em várias oportunidades de integração entre as tecnologias SAS e Microsoft. Mas, para clientes que trabalham com Amazon Web Services (AWS) ou Google Cloud (GCP), o SAS ofereceu e continuará a oferecer suporte a nosso software rodando nativamente nesses ecossistemas de nuvem”, apontou.

Como exemplo falou que o SAS Viya é uma plataforma nativa da nuvem fruto de investimentos de US$ 1 bilhão em inteligência artificial. “Flexível e escalonável, o SAS Viya tira proveito de contêineres e serviços em nuvem para ajudar organizações globais como a AEG Sports a responder aos desafios de negócios da pandemia e transformar dados em inteligência e melhores decisões”, disse.


Com relação à AWS, Renison disse que o SAS é um parceiro de tecnologia avançada e membro oficial da AWS Partner Network (APN) e que tem acordos de vendas e marketing conjuntos. Ainda que a AWS não seja um parceiro estratégico da SAS como a Microsoft, as empresas trabalham em conjunto para colocar a tecnologia SAS na plataforma de nuvem global da AWS. O SAS Cloud, rodando no Microsoft Azure, registrou globalmente um crescimento anual de 34% no primeiro trimestre de 2021, conforme apontou Jay Upchurch, CIO do SAS. 

Botão Voltar ao topo