Cloud

SAS quer simplificar acesso à IA e oferece SAS Viya pelo Azure, da MS

Custo de acesso à plataforma será unificado no mundo: 0,55 de dólar por uso. A diretora de Inteligência Artificial e Analytics do SAS, Alice McClure, diz que os acordos com outros provedores de nuvem - AWS e Google Cloud- estão mantidos.

O SAS avança em parceria com a Microsoft e passa a oferecer a plataforma analítica SAS Viya diretamente no Azure Marketplace, da Microsoft. A plataforma está disponível em português na Azure brasileira e inclui um centro de treinamento in-app para garantir a integração imediata e o sucesso a longo prazo. “O SAS anunciou sua parceria estratégica com a Microsoft em 2020 e, ao longo dos anos, nós integramos serviços e aplicativos ao Azure em vários níveis do analytics stack – da integração da ingestão de dados até a preparação, construção e implantação de pipelines de IA”, disse a diretora de inteligência artificial e analytics do SAS, Alice McClure.

Segundo ela, o custo será um só para todo o mundo: 0,55 centavos de dólar por hora de uso. Também é o primeiro modelo pelo qual o cliente irá comprar SAS sem passar diretamente pela companhia. “Nosso modelo é para permitir aos cientistas de dados construírem suas aplicações para fazerem as análises de negócios. Os engenheiros de machine learning também ganham agilidade na produção”, destacou a executiva, em encontro com a imprensa. Alice McClure deixa claro o objetivo de levar o SAS Viya para a nuvem: simplificar o acesso à inteligência artificial.

Questionada sobre os acordos com outros provedores de nuvem, em especial, com a AWS, selado anteriormente, Alice McClure disse que as alianças já firmadas não serão modificadas. “Temos acordo com AWS e Google Cloud e, agora, com a Azure”, detalhou. Uma pesquisa de mercado realizada pelo IDC estima que a implementação de software analítico em nuvens públicas vem crescendo e deverá se igualar às implementações locais até 2024.

Com a disponibilidade da SAS Viya no Azure, os usuários terão acesso ao pacote completo, que inclui o SAS Visual Analytics, SAS Visual Statistics, SAS Visual Data Mining e Machine Learning, e o SAS Model Manager. A plataforma oferece ainda opções de programação e opções low-code ou no-code em uma única interface visual para que usuários de todos os níveis de habilidade possam aproveitar a melhor IA da categoria. Com suporte tanto para linguagens SAS quanto de código aberto, incluindo Python e R, cientistas de dados podem escrever códigos usando suas linguagens e técnicas preferidas.

Em coletiva virtual de imprensa, o CTO do SAS, Bryan Harris, explicou que tradicionalmente o SAS vem de um modelo direto de vendas. “Este anúncio é sobre como estamos expandindo a exposição das propostas de valores do SAS para um universo muito mais amplo e realmente permitindo que uma audiência maior sejam autoatendidas e possam experimentar a plataforma de IA e de analytics do SAS”, ressaltou. “Eu adoro esta experiência sem fricção de ter acesso ao SAS; isso é inovação”, acrescentou o CIO SAS, Jay Upchurch.


Em nota, o CEO do SAS, Jim Goodnight, disse que o acesso à Viya pelo Azure Marketplace é um modo rápido e fácil de aproveitar o poder do SAS. Goodnight enfatizou que o SAS “passou décadas construindo o conjunto mais abrangente de analytics do mercado, com IA de última geração, que aborda o ciclo de vida completo do analytics”.  

Botão Voltar ao topo