Serpro migrou 14 terabytes de dados para novo serviço de e-mail
O Serpro informa que mais de 11 mil contas de e-mail da estatal foram migradas do Expresso para o Serpro Mail, uma ferramenta Zimbra. De acordo com a estatal, a migração envolveu trabalhar com mais de 165 milhões de e-mails armazenados, 14 terabytes de dados, 3 milhões de contatos, 81 mil compromissos e 11 mil tarefas.
“Não foram apenas mensagens que se mantiveram à disposição dos usuários: agendas, arquivos remotos, tarefas, contatos, assinaturas, configurações, acesso a caixas coletivas: tudo foi migrado sem contratempos, de maneira que as pessoas puderam começar a usar o SerproMail imediatamente, sem nenhum trabalho de recuperação, sem necessidade de treinamento”, aponta Fábio Link, chefe da divisão de Soluções de Comunicação Eletrônica do Serpro.
No processo de migração, os dois serviços conviveram e depois de uma semana, o Expresso continuou funcionando, mas parou de receber mensagens. O executivo do Serpro diz que em 10 dias, os problemas foram pontuais e que não houve o registro de nenhum incidente de indisponibilidade. Com o término da migração na estatal, o trabalho, agora, será levado para os outros órgãos do Governo, usuários do Expresso, que está sendo descontinuado.