Serviço de cloud da Oi cresce 174% e impulsiona negócios B2B
Após divulgar os resultados do trimestre, a Oi comemora o bom momento dos negócios B2B. Os serviços de TIC cresceram 23,8% no ano e 6,1% no trimestre, representando 26,2% da receita da Oi Soluções (unidade de B2B da Oi ) no período. O crescimento das aplicações de TIC teve forte contribuição dos serviços de Cloud, com crescimento de 174% na comparação anual, além dos serviços de Segurança e de Redes baseados em gestão por software (SD-WAN), que cresceram 30% e 28% ano contra ano, respectivamente.
Já a Oi Fibra, principal produto da companhia, cresceu 6% na receita no terceiro trimestre em relação ao mesmo período no ano passado. O avanço da base de casas conectadas com fibra e a melhoria da receita mensal média por usuário (ARPU), além da expansão dos serviços em Cloud foram os principais fatores desse resultado. Segundo o VP de Estratégia da companhia, Rogério Takayanagi, o resultado da fibra só não foi maior por conta do acirramento da concorrência, do cenário macroeconômico no terceiro trimestre e pelo impacto de uma virada na estratégia comercial, que busca principalmente uma maior rentabilidade de clientes entrantes.
Com uma arrojada estratégia comercial, a companhia lançou no segundo trimestre um novo portfólio para a Oi Fibra, trazendo principalmente uma abordagem segmentada, em que oferece soluções de conectividade e atendimento adaptados às necessidades de diferentes perfis de clientes. Além disso, por meio dos canais de vendas, a empresa está trabalhando para garantir maior efetividade das novas adições, explorando uma abordagem mais localizada, alavancada através de características regionais.
Nessa estratégia lançou uma campanha publicitária voltada para públicos específicos. O Nordeste, por exemplo, ganhou uma campanha com elementos típicos da região, que ajudaram a reforçar mensagens ressaltando que a empresa está cada vez mais focada em oferecer a melhor fibra do mercado. “ Nosso direcionamento está voltado principalmente para atender as necessidades de cada consumidor de forma mais eficiente, oferecendo também uma experiência mais completa e que encante o cliente, aumentando também a fidelização “, explicou Takayanagi .
Com os resultados registrados na fibra, a Oi continua trabalhando, junto aos credores, na finalização de um novo Plano de Recuperação Judicial, que prevê uma série de medidas que visam à sustentabilidade financeira de longo prazo. Entre as alternativas em análise está a monetização da UPI ClientCo.
“Nesse sentido, nós informamos ao mercado no dia 25 de outubro sobre a contratação do Citigroup, como assessor financeiro líder e do BTG Pactual como co-advisor. A ideia é avaliar alternativas estratégicas que envolvam a monetização da UPI ClientCo, que reúne a operação de prestação de serviços de banda larga via fibra dos segmentos varejo e empresarial. A contratação dos assessores foi feita para uma avaliação de mercado relacionada a essas operações já previstas e comunicadas publicamente durante o processo de negociação do Plano de Recuperação Judicial, no início de 2023”, explicou Takayanagi.
Enquanto a negociação com os credores se desenvolve, paralelamente a Oi dá continuidade às iniciativas de aceleração do crescimento em casas conectadas com fibra. O objetivo é seguir a estratégia de nova abordagem comercial focada em qualidade e ao mesmo tempo em impulsionar as vendas de TIC para os clientes B2B, alavancando uma base única de clientes e parceiros. “ Nossa meta é garantir a manutenção e o escalonamento do crescimento rentável no novo modelo de fibra, mesmo em um mercado mais competitivo e cenário macro menos favorável”, afirmou, lembrando que a Oi tem implementado iniciativas de redução de custos e alocação mais eficiente de Capex, o que tem contribuído para que a empresa tenha uma operação cada vez mais leve e competitiva.