Cloud

SulAmérica promove League of Analytics para capacitar funcionários em dados

A SulAmérica apostou em capacitar cultura de dados para seus colaboradores como estratégia para aprimorar a eficiência nos negócios, criar produtos digitais e reter talentos. Com apoio da Tableau, os times de tecnologia e transformação digital realizaram um amplo projeto de gamificação que treinou mais de 800 profissionais em dados, o equivalente a cerca de 20% do quadro total.

Chamada de League of Analytics, a iniciativa foi inspirada no jogo eletrônico de equipes League of Legends e propôs que os participantes se organizassem em times para juntos criarem produtos digitais inovadores para a companhia. Participaram da competição colaboradores de todas as áreas e diversos níveis hierárquicos, mostrando o quão amplo é hoje o interesse por capacitação em dados.

As etapas da competição, que duraram dois meses, contaram com palestras e treinamentos sobre dados, que explicavam desde o potencial da Tableau para visualização e análises avançadas até como criar produtos de dados para saúde, visualização de dados no Google Cloud, construção de painéis impactantes, análise de negócios, infográficos e KPIs.

De acordo com David Pereira, engenheiro sênior da SulAmérica e um dos líderes do projeto, a organização já contava com uma estrutura de dados de ponta, com a utilização de recursos da Tableau. No entanto, o desafio era promover a alfabetização em dados e criar uma comunidade analítica inclusiva, que agregasse funcionários de todas as áreas, e também os terceirizados.

“Usamos a gamificação para transformar o aprendizado em algo divertido, motivar nossas equipes e fazer algo novo na história da empresa. Criamos um conceito bem definido com narrativa, trilha sonora motivadora e referências visuais inspiradas em League of Legends e na trilogia Senhor dos Anéis. Também usamos a analogia do ouro para indicar o valor dos dados”, conta Pereira.


Em sua estratégia, a SulAmérica buscou uma abordagem que unisse a capacitação de talentos ao fomento de produtos inovadores e à inteligência de negócios. Os grupos vencedores trouxeram projetos que versavam sobre inteligência de mercado e performance financeira. Das soluções apresentadas pelas equipes, um produto já foi implementado e outros devem ser encaminhados.

 

Botão Voltar ao topo