Vertiv e Modular se unem por fabricação de data centers modulares no Brasil
A Vertiv, provedora global de soluções de infraestrutura crítica e continuidade, anunciou nesta segunda-feira, 19/06, uma aliança com a brasileira Modular Data Centers, especializada no desenvolvimento e fabricação de data centers modulares.
O acordo prevê que a Vertiv contribui com soluções de gerenciamento térmico e de energia para infraestrutura crítica, enquanto a Modular entra com sua expertise em projeto, fabricação e integração de data centers pré-fabricados modulares (PFM). Esta aliança já está em vigor no Brasil, no México, no Chile, na Colômbia e no Peru. Os data centers PFM desenvolvidos pela Vertiv e a Modular têm capacidade entre 0,6 a 1,2 kW.
Dependendo da configuração, os data centers modulares podem ser implementados no cliente em períodos a partir de 30 a 120 dias. Os data centers tradicionais, construídos em alvenaria, levam entre 18 meses e 2 anos para estarem prontos e operando.
Os data centers Modular são produzidos em plantas em Cotia e Santana do Parnaíba – esta unidade estará em operação a partir de julho – e contará com o dobro da capacidade produtiva da planta de Cotia. Todos os data centers da Modular passam por análises técnicas da entidade certificadora EPI, saindo de fábrica com o selo TIA 942 Rated 3, o padrão global para data centers modulares.
“O 5G depende da infraestrutura de Edge Computing para se tornar real. Neste contexto, milhares de novos data centers terão de ser projetados, construídos, testados e implementados em tempo recorde.”, afirma o vice-presidente da Vertiv América Latina, Rafael Garrido.
Na visão de André Loureiro, diretor de desenvolvimento de negócios da modular, outro destaque desta parceria é o foco no data center alinhado ao modelo ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “O data center Modular tem um design tecnicamente avançado que oferece consumo de energia reduzido e PUEs agressivas, o que contribui para uma baixa pegada de carbono. Essa visão é compartilhada com a Vertiv, que desenvolve soluções que otimizam o consumo de energia em data centers”, diz.