Vivo cria um laboratório de Inteligência Artificial (IA) em parceria com a Microsoft
A Vivo fechou uma colaboração com a Microsoft para adotar o Microsoft Azure OpenAI Service. Esta integração faz parte da colaboração estratégica entre a Telefónica e a Microsoft para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas em Inovação e Transformação Digital em áreas como jogos, conectividade, comunicação e inteligência artificial. Com o acordo, a Vivo vai trabalhar com a Microsoft para desenvolver e implementar casos de uso de tecnologia em diversas áreas da operadora. O relacionamento também prevê a criação de um laboratório de inteligência artificial que visa fomentar o tema internamente na Vivo por meio de diversas iniciativas.
“O trabalho com a Microsoft é uma evolução do que começamos a construir em 2018, quando lançamos a Aura, nossa plataforma de inteligência artificial. Agora damos mais um passo nessa jornada, anunciando a utilização dessa nova IA, associada a um diferencial estratégico que é o nosso Big Data, e que traz um universo de novas oportunidades na interação com os clientes e ganhos de eficiência nos processos internos”, diz Ricardo Hobbs, vice-presidente de Estratégia e Novos Negócios da Vivo.
O objetivo da Vivo ao adotar o Azure OpenAI Service é gerar um impacto positivo na experiência de seus clientes e aumentar a eficiência operacional da empresa. Para isso, a empresa planeja usar essa tecnologia em diferentes áreas, como atendimento ao cliente, desenvolvimento de novos negócios e processos internos, entre outras.
Um dos primeiros casos de uso em desenvolvimento será a utilização do Azure OpenAI Service para criar uma tecnologia de call center que ajude os atendentes a entender melhor e mais rapidamente as dúvidas ou perguntas dos clientes. Com isso, a expectativa é ter maior satisfação do consumidor, aumentar a agilidade e a eficiência e reduzir os erros de atendimento. Outros casos de uso serão implementados, incluindo a adoção do Azure OpenAI Service para apoiar os vendedores na elaboração de propostas comerciais para clientes corporativos, ajudando-os a tornar o processo de vendas mais assertivo.
A Vivo também qur fomentar a criação de conhecimento interno sobre a nova geração de IA, acelerando a adoção e a capacitação de sua equipe. Para isso, foram estabelecidos três pilares de atuação: AI Lab, cujo objetivo é acelerar a implementação de casos de uso; AI Business School, para treinar e qualificar os principais executivos da empresa em temas relacionados à inteligência artificial; e AI Factory, para garantir a implementação bem-sucedida de casos de uso em toda a empresa por meio de parceiros de desenvolvimento de software. Uma equipe de 50 pessoas deve ter um papel direto nesta nova iniciativa da empresa, impactando todos os funcionários e clientes.